Categorias
Economia

Pix Automático começa a operar em 16 de junho

​Um dos meios de pagamento mais usados no país, o Pix segue em processo contínuo de aperfeiçoamento pelo Banco Central (BC) para que seus usuários tenham uma experiência cada vez mais eficiente, cômoda e segura.

A próxima grande inovação do Pix já tem nome e data para entrar em funcionamento: trata-se do Pix Automático, que estará disponível a partir de 16 de junho.

O Pix Automático vai facilitar a vida dos usuários quando o assunto for pagamento de contas recorrentes, como as de energia, água, telefone, mensalidades escolares e de academias, serviços de streaming. Para isso, bastará autorizar o pagamento da conta pelo Pix Automático uma única vez, e os débitos serão quitados de forma automática na data programada  – bom para quem paga e para quem recebe.

As autorizações poderão ser canceladas a qualquer momento pelo pagador. Será possível definir um valor máximo para cada cobrança (impedindo débitos de valor superior ao estipulado), escolher receber ou não as notificações de agendamento dos pagamentos, verificar o histórico de autorizações e gerenciar o limite exclusivo para transações via Pix Automático (pagamentos feitos por Pix Automático não afetam o limite Pix disponível para outras transações). Além disso, haverá uma seção dedicada ao Pix Automático na área do Pix no aplicativo de todos os bancos, em que será possível ver todos os agendamentos referentes à modalidade, permitindo melhor controle e melhor gestão do fluxo de caixa pelos cidadãos, inclusive com a possibilidade de cancelar os agendamentos a qualquer momento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Prefeitura de Lajes intensifica limpeza urbana

A Prefeitura de Lajes avança na política de cuidados com o espaço urbano. Por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos foi dado início nesta quarta-feira (4) a uma nova etapa de intensificação da limpeza pública.

Ao todo, 26 profissionais estão atuando nos serviços de coleta de lixo com carro coletor, recolhimento de podas e entulhos com retroescavadeira, caçambas e carro carroceria, além de capinação, varrição, pintura de meio-fio, poda de árvores com motopodador e trituração dos resíduos verdes para produção de composto orgânico.

O reforço na estrutura e nas equipes busca garantir um padrão elevado de limpeza e cuidado com a cidade, beneficiando diretamente a saúde pública e o bem-estar da população. A utilização de tecnologias como o triturador para transformar os resíduos de poda em adubo sustentável é um dos diferenciais que fortalece o compromisso ambiental do município. Os serviços estão sendo executados de forma contínua e planejada, alcançando todas as áreas urbanas.

“Hoje é um dia importante em que estamos retomando diversos serviços da limpeza pública do nosso município. Reforço com o cidadão lajense o compromisso de continuar trabalhando para que a limpeza urbana aconteça de forma cada vez mais satisfatória. Não queremos retrocessos, não queremos voltar ao passado. Aquela época do lixo sendo recolhido em caçambas e tratores, despejado no meio da rua, com toneladas acumuladas no lixão e causando transtornos à população, é passado. Hoje temos respeito à população e ao trabalhador, por isso estamos concentrando recursos para garantir que a limpeza urbana seja prioridade”, afirmou o prefeito Felipe Menezes.

Em 2025, Lajes foi contemplada com o Selo Cidade Limpa, reconhecimento estadual que reforça o resultado positivo da gestão no cuidado com o município.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovle@gmail.com

Categorias
Política

Reitora da Uern se reúne com Alckmin e apresenta propostas para universidades públicas

A reitora da Uern e presidente da Abruem, Cicília Maia, liderou uma comitiva de reitoras de universidades estaduais e municipais com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília, nesta quarta-feira (4).

Entre as pautas, Cicília apresentou uma proposta da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) sobre a criação de um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de discutir o papel das instituições estaduais e municipais no Sistema Nacional de Educação Superior. O documento propõe ainda a criação de mecanismos formais de inclusão, fomento e pactuação federativa, promovendo uma ação cooperada entre os entes municipal, estadual e federal.

Cicilia Maia destacou a relevância das 46 universidades estaduais e municipais afiliadas à Abruem enquanto agentes de desenvolvimento em seus estados e municípios, e consequentemente no cenário nacional, e colocou a entidade à disposição do desenvolvimento do Brasil.

A presidente ainda reforçou a relevância dessas instituições no contexto da construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). “As universidades estaduais e municipais estão presentes em todas as regiões do país, principalmente no interior, e podem contribuir de forma decisiva para o avanço da educação pública e de qualidade no Brasil”, afirmou.

Além de Cicília, participaram do encontro a vice-presidente da Abruem e reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), Nara Fortes; a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali de Angelis; e a reitora da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Benck.

Na oportunidade, a comitiva entregou o convite, ao presidente, para o Fórum Nacional da entidade, que acontecerá em Brasília entre os dias 12 e 15 de agosto.

Simbólico

A reunião marca um momento simbólico: Alckmin é egresso da Universidade de Taubaté (Unitau), instituição municipal de ensino superior afiliada à Abruem. O presidente Alckmin reconheceu a importância da Abruem e das instituições que a compõem. “Se não fosse a existência de uma universidade municipal no interior de São Paulo, eu não teria cursado Medicina. É preciso valorizar a capilaridade dessas universidades e o papel que desempenham nos territórios onde atuam”, afirmou o presidente em exercício.

Como encaminhamento, Alckmin se comprometeu a articular junto aos ministros da Educação, Camilo Santana e do Desenvolvimento industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, para ampliar o diálogo com as universidades estaduais e municipais, potencializando sua atuação em políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com