Categorias
Política

Zenaide visita ExpoPotengi ao lado de aliados e reforça compromisso com o desenvolvimento regional

A senadora Zenaide Maia (PSD) participou, na noite deste sábado (03), da 26ª edição da ExpoPotengi, em São Paulo do Potengi, ao lado de aliados políticos e lideranças regionais. A feira agropecuária, uma das mais importantes do Rio Grande do Norte, reúne os maiores criadores de caprinos, ovinos e bovinos, movimentando a economia local e consolidando-se como vitrine para o agronegócio potiguar.

Durante a visita, Zenaide percorreu estandes, conversou com expositores e produtores, adquiriu itens como queijos, doces e artesanato, e destacou a importância de valorizar a agricultura familiar e a cultura regional. A senadora reafirmou seu compromisso com o setor agropecuário, essencial para a geração de emprego e renda no interior do Estado.

“Estou participando da 26ª ExpoPotengi, uma das importantes etapas do circuito estadual de feiras agropecuárias. Esses eventos têm um papel fundamental na movimentação da economia local, promovendo a troca de experiências bem-sucedidas entre os municípios e fortalecendo os laços do nosso setor produtivo. É uma grande feira de negócios e oportunidades. Como filha de pequeno agricultor, reconheço a importância desse circuito para o desenvolvimento do nosso Estado. Vou visitar todos os estandes e acompanhar de perto tudo o que está sendo construído aqui com tanto esforço e dedicação”, afirmou a parlamentar.

Zenaide esteve acompanhada do prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli; do ex-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César; do presidente da Câmara Municipal, Caio Amigo; da prefeita de Sítio Novo, Andrezza Brasil, e da ex-prefeita Wanira Brasil; do ex-prefeito de Tangará, Gija; do prefeito de Jardim de Angicos, Carlinhos; além de vereadores e apoiadores da região.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Expo Minera Nordeste acontece em Natal

Natal foi escolhida para sediar a primeira edição da Expo Minera Nordeste, que acontece entre os dias 06 e 08 de maio, no Centro de Convenções da cidade. A expectativa é reunir cerca de mil participantes de diversos segmentos da cadeia mineral para discutir os principais desafios e oportunidades do setor. O evento conta com aproximadamente 30 expositores, entre mineradoras, projetos em operação e instituições parceiras, com o objetivo de promover a integração entre os setores público, privado e o terceiro setor.

A Expo Minera Nordeste surge em um momento estratégico para a mineração na região. “Constatou-se que na região há o potencial mineral. O Nordeste tem capacidade de ampliar e ser cada vez mais competitivo logisticamente”, destaca Caio Fernandes, engenheiro de minas e presidente da comissão organizadora do evento. Segundo ele, o Rio Grande do Norte tem se destacado com a ampliação de atividades ligadas à mineração, com as explorações de ouro em Currais Novos, e de ferro, em Tangará e Serra Caiada, que já estão em operação, atraindo inclusive investimentos estrangeiros.

Durante os três dias de encontro, temas como geologia, novos projetos, gestão, políticas públicas, transição energética e sustentabilidade serão abordados.

Um dos destaques é o papel essencial da mineração na transição energética para utilização de energias renováveis, com foco em minerais estratégicos como lítio e cobre. “Com o investimento de infraestrutura e de logística, a gente vai ser cada vez mais competitivo nos projetos para escoar nossa produção, que é uma das discussões de um dos painéis que vai falar sobre esses desafios”, afirma Caio.

Um dos compromissos centrais do evento é fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade mineral. A programação contempla debates sobre segurança do trabalho, responsabilidade socioambiental e o impacto positivo nas comunidades onde os projetos são implantados. “A ideia é cada vez mais promover o desenvolvimento sustentável do setor, unindo segurança, desenvolvimento social e crescimento econômico”, pontua.

A Expo Minera Nordeste conta também com uma exposição gratuita e aberta ao público, onde empresas irão apresentar projetos, soluções tecnológicas e experiências bem-sucedidas no Brasil e no mundo.

Siga-nos no Instagram.

cntatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Edital para concurso de auditor fiscal do RN sai até agosto

Após duas décadas sem realização de concurso público para a carreira de Auditor Fiscal, o Governo do Rio Grande do Norte instalou, nesta segunda-feira (5), a comissão responsável pela organização do novo certame, que terá 50 vagas.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), o edital para suprir as 50 vagas na carreira de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual deve ser publicado até agosto de 2025. O processo seletivo será realizado em duas etapas: provas objetiva e discursiva, seguidas de curso de formação. A expectativa é que a homologação aconteça até fevereiro de 2026.

O concurso decorre de acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), sob mediação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em reconhecimento à necessidade de recompor os quadros da fiscalização tributária.

Atualmente, são 292 auditores fiscais em atividade e 115 em abono de permanência. O certame também estará fundamentado em um Projeto de Lei que trata da reestruturação da carreira, reduzindo o número de cargos previstos de 590 para 390.

A Comissão do Concurso será coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela condução dos certames do Executivo Estadual.

Participaram da reunião de instalação da Comissão, além dos citados, o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; o procurador-adjunto José Duarte Santana; a secretária executiva da Receita, Jane Carmen; o secretário executivo do Tesouro, Álvaro Bezerra; e o presidente da Asfarn, José Ribamar Damasceno. Também estiveram presentes os representantes da Comissão do Concurso: Maria das Graças Araújo (presidente), Otávio Escóssia, Glaydson Soares, Frederico Eduardo e Karine Martins. O grupo será responsável por conduzir as etapas de planejamento, contratação da banca e execução do certame.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com