Categorias
Política

Prefeito, vice e 21 vereadores são diplomados em Mossoró

O prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e o vice-prefeito eleito, Marcos Medeiros (PSD), foram diplomados nesta segunda-feira (16), no Fórum Desembargador Silveira Martins.

Allyson recebeu o título de diplomação das mãos da juíza Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, da 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, ao lado da primeira-dama Cinthia Pinheiro e da filha do casal Angelina.

‘’O povo confirmou nas ruas, por onde a gente passava que esse trabalho que começamos merecia continuar, e assim, foi feita a vontade do povo. Hoje é um dia para agradecer ao nosso Deus, ao nosso povo, dia de celebrar a democracia’’, disse.

Allyson obteve 113.121 votos, votação nunca antes vista no Município. Ele chegou a 78,02% dos votos válidos dados a todos os candidatos.

Na zona rural, Allyson computou 86% dos votos.

Vereadores

Na ocasião, também foram diplomados os 21 vereadores da Câmara Municipal de Mossoró, que tomarão posse em 1º de janeiro de 2025.

21 vereadores são diplomados – Fotomontagem: BSV

Na oportunidade, receberam diploma os vereadores reeleitos Lucas das Malhas (União), Wiginis do Gás (União), Genilson Alves (União), Raério Cabeção (União), Tony Cabelos (União), Ozaniel Mesquita (União), Ricardo de Dodoca (União) e a vereadora reeleita Marleide Cunha (PT).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) concedeu diploma também aos vereadores eleitos Petras (PSD), Thiago Marques (Solidariedade), João Marcelo (PSD), Vavá (Rede), Alex do Frango (PSD), Jailson Nogueira (PL), Vladimir de Cabelo de Negro (PSD), Mazinho do Saci (PL), Kayo Freire (PSD), Cabo Deyvison (MDB), John Kenneth (Solidariedade), Dr. Cubano (PSDB) e à vereadora eleita Plúvia (PT).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

MPF processa RN e União por falta de estrutura para triagem de animais silvestres

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra o estado do Rio Grande do Norte, a União, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação cobra a criação de um centro estadual de triagem de animais silvestres e a melhoria do centro federal já existente, o Cetas, ligado ao Ibama.

O Cetas vinha recebendo, em média, 2.800 animais por ano, provenientes de fiscalizações, entregas voluntárias ou resgates. Porém o local sofre com falta de espaços adequados e de recursos humanos. Isso atrapalha as ações fiscalizatórias, pois não impede que os animais silvestres continuem a enfrentar sofrimentos e até venham a morrer, por falta da assistência adequada.

“Esse cenário tem repercutido em preocupantes danos à biodiversidade, incluindo a possibilidade de extinção de espécies já gravemente ameaçadas”, aponta o procurador da República Camões Boaventura, autor da ação.

O MPF quer que a União e estado sejam obrigados, de forma solidária, a construírem e fazerem funcionar um centro estadual adequado e, além disso, que o Ibama amplie a estrutura do Cetas, “de modo a sanar a situação de superlotação e sobrecarga de servidores atualmente existente”.

Siga-nos no Instagram.

cntatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Sistema de irrigação adaptado leva Ufersa a receber nova patente

Um sistema de irrigação que permite utilizar água de qualidade inferior e a um custo reduzido obteve mais uma patente para a Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). A tecnologia criada permite a irrigação de culturas adensadas em fileiras – ou seja, cultivadas com menor espaço entre as plantas.

Resultado de uma pesquisa iniciada em 2014, a solução que teve a inovação reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) foi testada nos cultivos de algodão, sorgo e palma-forrageira, espécies bem adaptadas à região semiárida brasileira. O sistema permite a utilização de águas residuárias tratadas, com as provenientes do uso doméstico ou industrial.

“”Nós iniciamos o trabalho com a irrigação da palma forrageira, que é uma espécie que demanda bem pouca água”, detalha o professor e pesquisador Francismar Medeiros. “Tínhamos que ter um sistema barato, que consumisse pouca água e pouca energia, além de ter o mínimo possível de perda por meio da evaporação”, acrescenta.

O invento é resultado de uma pesquisa interdisciplinar realizada pelos pesquisadores Alison Rocha de Aragão (doutorando em Fitotecnia); Alyssandny Francisco Matos Xavier (egresso do curso de Mestrado em Manejo de Solo e Água); Francisco Gonçalo Filho (Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais e egresso do curso de Doutorado em Manejo de Solo e Água); José Francismar de Medeiros (programas de Pós-Graduação em Fitotecnia e Manejo de Solo Água); Marcírio de Lemos (egresso do Doutorado em Manejo de Solo e Água); Miguel Ferreira Neto Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais); Nildo da Silva Dias (Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais); e Raniere Barbosa de Lira (gerente de Desenvolvimento Rural na Secretaria de Agricultura de Mossoró e egresso do Doutorado em Manejo de Solo e Água).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Mossoró recebe “Festival Internacional Casa da Ribeira – FICA”

Criado em 2018, o Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA) se expande e, em sua 4ª edição, desembarca pela 1ª primeira vez em Mossoró.

Essa novidade é resultado da parceria entre a Casa da Ribeira e o Centro Cultural Banco do Nordeste.

Sob a temática “Artes da Cena e do Ser”, o Festival acontece na capital do Oeste Potiguar com apresentações entre os dias 20 a 22 de dezembro, no Teatro de Quintal – ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões.

Após edições realizadas em 2018, 2019 e 2021, o FICA retorna em 2024, promovendo a reflexão sobre “Artes da Cena e do Ser”.

Trata-se de um festival de artes cênicas, que visa o desenvolvimento de atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas e os
arranjos produtivos locais, nos diversos segmentos culturais.

A programação do FICA em Mossoró inclui três apresentações, uma em cada dia, proporcionando uma experiência rica e única para o público.

Veja a programação:

– Dia 20, às 20h, tem o espetáculo teatral “A Força da Água” do Pavilhão da Magnólia de Fortaleza/CE;
– Dia 21, às 20h, é a estreia internacional do espetáculo “Íris” (Dança) de Clarissa Rêgo e Thilo Seevers (Graz/Áustria);
– Dia 22, às 17h, o espetáculo “Canções Daqui, Contos do Mundo” da Cia Pão Doce, de Mossoró – RN.

O FICA Mossoró é uma realização da Casa da Ribeira: Casa + Negra Diversidade em parceria com o BNB Cultural e apoio da Das Land Steiermark – Kultur, Europa, Sport e Bundesministeriums für Kunst, Kultur, öffentlichen Dienst und Sport.

Para mais informações sobre o FICA 2024, links de inscrições e ingressos, basta acessar as redes sociais da Casa no @casadaribeira ou visitar o site casadaribeira.com.br/

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Detran libera transferência eletrônica de veículos usados

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) anuncia a liberação da transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17). Todo o procedimento será feito por meio do portal.detran.rn.gov.br.

A nova funcionalidade permite que o registro de veículos usados seja feito de forma online na venda direta entre Pessoas Físicas. O serviço digital soma-se ao registro de veículos zero-quilômetro, já em vigor desde dezembro do ano passado.

De acordo com a Coordenadora de Registro de Veículos do Detran, Isabela Cavalcanti, com a implementação do serviço Digital, o processo para transferência de veículos usados terá mais agilidade para conferência de documentação e aprovação de Auditorias. “Assim como já ocorre com os veículos zero-quilômetro, em poucos minutos o processo de veículos usados será auditado e o usuário terá o documento liberado”, destacou a Coordenadora.

Acesso

Para ter acesso à Transferência Eletrônica de veículo usado é necessário fazer a Vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada e validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Depois de apto, acesse o Portal de serviços do Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), faça login inserindo CPF e senha, em seguida clique em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line. Leia atentamente as instruções, preencha as informações iniciais, verifique o endereço, confirme os dados do comprador e dados do veículo, marque os serviços, anexe os documentos em formato PDF e clique em “finalizar processo” e em “imprimir comprovante”.

Em seguida, é preciso voltar ao menu “Meus Veículos”, escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos. Acesse o portal na opção “Meus Veículos”, selecione o veículo do processo e salve o CRLV-e e o Código de segurança. É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Rodovia que liga Mossoró a Baraúna é entregue totalmente restaurada

A governadora Fátima Bezerra (PT) entregou neste sábado (14) a conclusão de mais uma importante obra dentro do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, a RN-015, entre Mossoró e Baraúna está 100% concluída.

O trecho, de 44 km de rodovia é considerado uma das principais vias de escoamento da produção da fruticultura e de cimento da região, que abriga importantes empresas do setor. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 40,3 milhões.

Fátima entrega obra – Foto: Carlos Costa

Os serviços realizados contemplam a recuperação de trechos crítico, reciclagem de pavimento, recapeamento e sinalização horizontal e vertical, pavimentação com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), que é um material denso e resistente, com várias vantagens, como mais durabilidade, impermeabilidade, boa distribuição de impactos, com resistência às forças exercidas pelo deslocamento nas vias e melhorias nas condições de rolamento.

“A recuperação da RN 015 e a duplicação da entrada da cidade é o seu desenvolvimento. Baraúna é uma das maiores produtoras de frutas da região, e caminhões transitam por estas estradas todos os dias para transportar, para escoar essa produção. E também tem a parte do cimento, que é outro ponto forte da cidade. Além da questão de segurança. Perdemos muitas vidas aqui. Então esse é um momento muito importante e muito felicitado. Não poderia ter data melhor para inaugurar, que não fosse a data da emancipação política da cidade. Estamos muito felizes de entregarmos junto com o Governo do Estado essa obra para a população. Era um sonho de todo mundo que mora aqui e também de quem vem visitar. Esse momento é um momento de muita, felicidade para todos nós”, comemorou a prefeita Divanise Oliveira.

Os recursos para o Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais são provenientes da primeira parcela do empréstimo junto ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), do Governo Federal. O total desta parcela soma o investimento no valor de R$ 428 milhões, destinado ao programa de recuperação de aproximadamente 800 quilômetros de rodovias em todo o Rio Grande do Norte, grande parte já em fase de conclusão, o que representa uma verdadeira revolução nas estradas do Estado, tendo em vista que muitas destas rodovias não tinham qualquer trabalho de recuperação há décadas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com