Categorias
Política

Médicos do Tarcísio Maia retomam atendimentos após acordo

No final da manhã desta terça-feira (26), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) recebeu a resposta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ao ofício encaminhado ao governo e à empresa Sama contendo a contraproposta para a retomada dos serviços médicos na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Os termos aceitos pela Sesap garantem o pagamento imediato dos valores referentes aos serviços prestados no mês de julho, além do compromisso de quitar o pagamento do mês de agosto até o dia 18 de dezembro de 2024. O documento foi assinado por Kátia Maria Queiroz Correia, Subsecretária de Gestão e Planejamento, que detalhou o acordo financeiro.

A Sesap se comprometeu a pagar a quantia de R$ 402.352,38 (até hoje) pelos serviços prestados nas três UTIs do HRTM, além de R$ 392.973,54 correspondentes aos serviços do mês de agosto (até 18/12).

Mais cedo, o Sinmed convocou uma assembleia com os médicos, que já haviam decidido retomar os serviços caso a contraproposta fosse aceita. Com a confirmação, por meio do documento enviado pela Sesap, que atendeu às solicitações do Sindicato, a paralisação foi suspensa e os médicos retornaram ao atendimento na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Abertura do “Estação Natal” 2024 será dia 30 de novembro

A magia do Natal já está presente em Mossoró, com o Corredor Cultural Gonzaga Chimbinho e as principais ruas e avenidas da cidade se transformando para o período mais iluminado do ano.

A Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania se veste de luzes, cores e encanto, recebendo mais uma edição do projeto “Estação Natal”, que será aberto oficialmente no dia 30 de novembro, às 17h. A data marca a chegada do Papai Noel e de uma programação extensa para todas as famílias mossoroenses e turistas.

O “Estação Natal” contará com diversas atividades, como apresentações musicais, fábrica de brinquedos, casa do Papai Noel, presépio, árvore de Natal, além do túnel iluminado, que é sempre uma das atrações mais esperadas pelo público. Os detalhes da programação de abertura do projeto serão divulgados nos próximos dias.

As luzes do Natal também alcançam as principais vias de Mossoró. A decoração, com arranjos em LED, está em fase final de instalação, assim como a imagem de Santa Luzia, que todos os anos é montada na avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Fátima Bezerra recebe ministros para tratar de obras do PAC no RN

Nesta terça-feira (26) a governadora Fátima Bezerra (PT) recebe os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, para debater o andamento dos empreendimentos que compõem a carteira de projetos do plano de investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte, o PAC.

A partir das 10h, a reunião será no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, com representação de prefeitos e prefeitas. Às 12h será concedida coletiva de imprensa.

Às 13h os ministros visitam a ETE Jaguaribe, localizada na Redinha, Zona Norte de Natal. O objetivo da visita é acompanhar o início do funcionamento da ETE Professor Cícero Onofre de Andrade Neto (ETE Jaguaribe) e o andamento das obras da ETE Jundiaí-Guarapes.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró Oil & Gas Energy começa hoje

Um dos principais eventos do segmento onshore da América Latina, o Mossoró Oil & Gas Energy (Moge) 2024 começa hoje, no Expocenter Ufersa. Das 8h às 11h30, o evento terá reuniões paralelas e o Simpósio de Petróleo & Gás. A feira será aberta às 13h e realizada de forma simultânea a conferências, palestras e encontro de negócios, nas arenas temáticas. A solenidade de abertura iniciará às 17h.

No primeiro dia do Moge, também se destacam a conferência “O onshore brasileiro como vetor de integração energética”, painéis sobre o mercado de gás e economia do mar, rodada de negócios tecnológicos, exemplos de profissionais mossoroenses pelo mundo, entre outros inúmeros conteúdos relevantes.

Até quinta-feira (28), o Mossoró Oil & Gas Energy oferecerá ampla programação. Além do setor de petróleo e gás em terra (onshore), o evento contemplará praticamente todas as fontes de energia. Trata-se de uma das principais mudanças da edição deste ano, pois o Moge ampliou seu foco, ao se tornar Mossoró Oil & Gas Energy.

Realizado pela Redepetro RN, com apoio do Sebrae, empresas e outras organizações, o evento este ano está maior. O total de estande cresceu de 130 para 200. O presidente da Redepetro RN, José Nilo dos Santos, estima aumento de cerca de 20% no número de visitantes, que serão distribuídos em três pavilhões. O evento ocupa área superior a 5 mil metros quadrados, climatizados por mais de 6 milhões de BTUs.

Otimismo

Gestor do projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN, Robson Matos observa que o Moge ocorre em momento de crescimento na produção do onshore brasileiro como um todo. Ele cita o exemplo de Mossoró, onde se verifica o impacto que dessa cadeia produtiva, como aumento no número de empregos, dos negócios das empresas da rede com as operadoras de petróleo. “E o próprio crescimento do evento já demonstra toda essa mudança, se compararmos a um passado não tão distante”, frisa.

A expectativa do setor, e que deverá ser confirmar no Mossoró Oil & Gas, é que os investimentos sejam mantidos e ampliados, no sentido de aumentar as oportunidades de negócios, como também o equacionamento de gargalos do segmento, como mais celeridade no licenciamento ambiental.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Médicos do Tarcísio Maia anunciam paralisação; governo apresenta proposta

Os médicos que atuam nas UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, decidiram por unanimidade, em assembleia realizada nesta segunda-feira (25) com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN), iniciar uma paralisação a partir desta terça-feira. A decisão ocorre devido à pendência de pagamentos por parte do Governo do Estado, com repasses atrasados desde o mês de julho.

Segundo o Sinmed RN, o pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido realizado até o dia 22 de novembro, conforme um acordo judicial firmado entre as partes. No entanto, até a data de hoje, o Estado não repassou os valores devidos, o que levou os médicos a aprovarem a paralisação.

A expectativa é de que, assim que o pagamento do mês de julho seja efetuado, os médicos retornem às suas atividades normais, garantindo a continuidade do atendimento na UTI.

Paralisação

Durante a paralisação dos médicos, a assistência na UTI será reduzida.  Não serão aceitos novos pacientes e os leitos que ficarem vagos por alta de pacientes não serão ocupados. Os médicos devem prestar cuidados apenas aos pacientes internados, até que recebam alta e aqueles que necessitarem de internação em UTI serão orientados a buscar outras unidades de saúde do Estado.

Proposta

Ontem à noite, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou uma proposta: pagar o mês de julho nesta terça-feira. O Sinmed fez uma contra-proposta, que prevê o pagamento imediato de julho e agosto até dia 18 de dezembro.

“Estamos aguardando resposta quanto essa contra-proposta. Por enquanto, o movimento est´mantido; O problema é que fica difícil todo mês ter que marcar greve para poder receber. É preciso um acordo de regularidade, mesmo com atraso”, disse o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com