Categorias
Concurso

Governo do RN abre concurso com 598 vagas para professor e especialista

O Governo do Rio Grande do Norte tornou público o edital para a realização de um novo concurso para preenchimento de 598 cargos de Professor e Especialista em Educação, além de formação de cadastro de reserva que poderá ser utilizado durante a validade do certame. A iniciativa visa suprir a necessidade de reposição de vacâncias decorrentes de aposentadorias e falecimentos, bem como antecipar futuras vacâncias previstas até 2026. O anúncio da publicação do edital em edição extra do Diário Oficial do Estado, foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta terça-feira (15), Dia do Professor.

A inscrição poderá ser feita de 21 de outubro a 21 de novembro, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa é de R$ 150. O candidato deverá preencher formulário eletrônico, gerar o boleto e efetuar o pagamento até 22 de novembro de 2024.

As vagas são para professores em diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Educação Física, História, Geografia, entre outras, distribuídas pelas Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) da SEEC.

O salário inicial oferecido aos professores aprovados será de R$ 4.809,60, com carga horária de 30 horas semanais. Os aprovados serão lotados nas escolas estaduais de acordo com a necessidade da SEEC.

Cotas

Um dos destaques deste certame é a política de inclusão social, que destina 10% das vagas aos candidatos com deficiência, em conformidade com a Lei Complementar nº 122/1994. Além disso, 20% das vagas serão reservadas para candidatos negros, conforme a Lei Estadual nº 11.015/2021. Essa reserva de vagas é uma medida importante para promover a equidade de oportunidades no serviço público, garantindo a diversidade no quadro de professores da rede estadual de ensino.

O concurso será realizado em diversas fases. A primeira etapa será uma prova objetiva, que incluirá 65 questões, divididas em Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Fundamentos da Educação e Conhecimentos Específicos da área de atuação. A segunda etapa será uma prova discursiva, na qual os candidatos deverão responder a duas questões dissertativas relacionadas à área específica da disciplina para a qual estão concorrendo. A fase final incluirá a avaliação de títulos, perícia médica para os candidatos que se declararem deficientes e um processo de heteroidentificação para confirmar a autodeclaração dos candidatos negros.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 19 de janeiro de 2025, nas cidades de Natal, João Câmara, Macau, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável pela organização do certame, e os candidatos poderão acompanhar todas as etapas do concurso pelo site da instituição. Vale ressaltar que o local de realização das provas não está necessariamente vinculado à Diretoria Regional para a qual o candidato se inscreveu, podendo ser designado outro local, caso o número de inscritos supere a capacidade das unidades previstas para a aplicação das provas.

O concurso também prevê isenção da taxa de inscrição para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Outras categorias beneficiadas com a isenção da taxa incluem doadores de medula óssea, doadores regulares de sangue e de leite materno, e eleitores convocados para servir à Justiça Eleitoral.

O concurso é regido pela Lei Complementar Estadual nº 322/2006 e pela Lei Complementar Estadual nº 122/1994, sendo válido por dois anos a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

A edição extra do Diário Oficial também publica o Decreto nº 34.027, de 15 de outubro de 2024 que concede promoção aos integrantes do Magistério Estadual.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Mossoró tem novo vereador

Tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Mossoró, na manhã de hoje (15), o suplente Ricardo Alexandre Vale da Silva, “Kadinho” (Rede), até que perdure a licença do titular do mandato, Isaac da Casca (MDB), atualmente deputado estadual.

O vereador Kadinho tomou posse no início da sessão ordinária.

“Me sinto honrado em fazer parte dessa Casa, não é fácil chegar aqui. Agradeço. Estou à disposição de Mossoró, da minha comunidade (Estrada da Raiz), para trabalhar. A depender da minha coragem, não desonrarei a confiança no nosso nome. Vamos para a luta, junto com os demais vereadores, fazer um trabalho e cobrar das autoridades competentes (serviços públicos)”, disse o novo parlamentar.

Kadinho ficou na primeira suplência pelo DC na eleição 2020, quando obteve 936 votos. Com a posse definitiva na Câmara em 2023 do primeiro suplente do DC, Marrom Lanches (hoje no União Brasil), Kadinho passou à 1ª suplência e, hoje, à condição de vereador.  Ele foi novamente candidato a vereador na eleição deste ano, mas, com 868 votos, não foi eleito.

Perguntado se será oposição ou situação na Câmara, declarou que adotará, por enquanto, a neutralidade, mas que em breve se posicionará sobre de qual bancada fará parte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Lula cumpre agenda nesta quarta-feira em Natal

O presidente Luiz Inácio Lula a Silva (PT) cumpre agenda nesta quarta-feira em Natal.

O evento ocorre com a presença de ministros na Escola de Governo.

Lula deve realizar anúncio de investimentos do Governo Federal em múltiplas áreas no Rio Grande do Norte. A cerimônia ocorre às 16h.

Estão previstas as participações da governadora do Rio Grande do Norte, Fatima Bezerra, e de representantes dos ministérios dos Transportes, Portos e Aeroportos, Cidades, Relações Institucionais, Secretaria-Geral da Presidência, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Casa Civil.

Natália

Lula também vai participar de comício da candidata do PT à prefeitura de Natal, Natália Bonavides.

Será às 17h13 na área de lazer do Panatis, zona norte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Nova sede da Procuradoria do Trabalho em Mossoró será inaugurada

Na próxima quinta-feira (17), às 17h, acontecerá oficialmente a inauguração da Procuradoria do Trabalho no município de Mossoró.

A cerimônia vai reunir o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; o diretor-geral da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), Gláucio Araújo de Oliveira; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Gleydson Gadelha, membros do MPT e autoridades do poder judiciário, além das locais.

A conclusão da parte de acabamento e de climatização predial marca o fim efetivo das obras. O prédio já estava em funcionamento para que as demandas dos trabalhadores do município, bem como de outros 75 que fazem parte de sua área de abrangência, fossem atendidas. O crescimento e capilarização do MPT busca eliminar a distância física entre os trabalhadores da região e a instituição.

O MPT tem sede em Mossoró desde 2005 e lida principalmente com o combate ao trabalho escravo, trabalho infantil e tráfico de pessoas, irregularidades da administração pública, trabalho portuário, assédio eleitoral e discriminação e transgressões ao meio ambiente de trabalho no munício e região.

Os 75 municípios abrangidos pela PTM de Mossoró correspondem às sedes das Varas do Trabalho do próprio município de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu e Macau.

Atualmente são dois os membros do MPT em exercício na unidade, com dedicação exclusiva aos municípios abrangentes: O procurador do Trabalho Afonso Rocha, que coordena a PTM, e a procuradora do Trabalho Andrea da Rocha Gondim.

A nova sede da PTM de Mossoró está localizada na Av. Jorge Coelho de Andrade, número 962, no bairro Presidente Costa e Silva.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Paulinho e Natália estão tecnicamente empatados, aponta Quaest

G1/RN

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (14), a primeira após o fim do primeiro turno em Natal, mostra Paulinho Freire (União) com 45% das intenções de voto e Natália Bonavides (PT), com 39%. Os candidatos aparecem empatados no limite da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números se referem à pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Estimulada

Veja os dados da pesquisa estimulada – aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.

  • Paulinho Freire (União): 45%
  • Natália Bonavides (PT): 39%
  • Branco/nulo/não vai votar: 13%
  • Indecisos: 3%

A pesquisa, encomendada pela Inter TV Cabugi, foi realizada entre 11 e 13 de outubro e entrevistou 852 pessoas acima de 16 anos na cidade de Natal. O nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo RN-03945/2024.

Espontânea

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores.

  • Paulinho Freire (União): 38%
  • Natália Bonavides (PT): 31%
  • Indecisos: 25%
  • Brancos/nulos/não vai votar: 6%

Decisão do voto

76% dos entrevistados disseram que estão totalmente decididos a votar, enquanto 23% disseram que o voto pode mudar. Já 1% não soube ou não quis responder.

Em relação à decisão dos votos dos eleitores de cada candidato, a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os eleitores de Paulinho Freire (União):

  • totalmente decidido a votar (81%)
  • o voto ainda pode mudar (18%)
  • não soube ou não quis responder (1%)

Entre os eleitores de Natália Bonavides (PT):

  • totalmente decidido a votar (75%)
  • o voto ainda pode mudar (24%)
  • não soube ou não quis responder (1%)

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com