Categorias
Política

Vereador é preso acusado de tentativa de homicídio

Policiais civis da 79ª Delegacia de Polícia (DP) de Martins deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Martins, na manhã desta segunda-feira (16), contra um vereador do município de Serrinha dos Pintos, de 43 anos de idade, suspeito da prática do crime de tentativa de homicídio.

O nome do parlamentar e dos demais envolvidos não foi revelado pela Polícia Civil.

De acordo com as investigações, o vereador, em conjunto com mais dois comparsas, praticou a tentativa de homicídio contra um homem na cidade de Serrinha dos Pintos. Os três suspeitos são investigados ainda por um duplo homicídio no Sítio Vertentes, e outro homicídio no Sítio Gruta, ambos localizados na zona rural de Serrinha dos Pintos.

Foi constatado também que, contra eles, existe uma suposta participação em crimes como associação criminosa, ameaça, coação de testemunhas. Os comparsas do vereador já se encontram à disposição da Justiça no sistema prisional. Durante as investigações e realização de diligências, a esposa do vereador foi presa em flagrante, pela suspeita da prática do crime de posse ilegal de arma de fogo. Com ela foram apreendidos acessórios e munições.

Após a prisão, ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Plano Safra da Agricultura Familiar é lançado no RN

O novo Plano Safra da Agricultura Familiar (2024-2025) foi lançado no Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (16), no Mercado da Agricultura Familiar, em Natal.

Com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), de agricultores e agricultoras familiares de todo o estado, cooperativas, parlamentares e representantes das organizações ligadas à agricultura familiar e instituições financeiras, foi anunciado o investimento de R$ 700 milhões para o RN, valor que representa um aumento de 49% com relação ao plano anterior.

A ação é do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) por meio de sua Superintendência Estadual, e Governo do RN, por meio da SEDRAF, em conjunto com órgãos e organizações parceiras – Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, CONAB, INCRA, EMATER-RN e movimentos sociais.

O Plano Safra é um conjunto de medidas do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar, sendo uma das principais políticas do MDA para reforçar a produção de alimentos saudáveis em todo o Brasil por meio de acesso ao crédito para investimento e custeio.

“Esse investimento, em parceria com o governo do Estado, significa mais crédito, trazendo mais máquinas no campo, produção de alimentos saudáveis, geração de emprego, visando, sobretudo, manter as famílias no campo com dignidade e oportunidades”, afirma a governadora.

O evento de lançamento Estadual do Plano Safra da Agricultura Familiar no RN também contou com diversos atos de assinaturas de contratos referentes a créditos do Pronaf do novo Plano Safra, operados pelos agentes financeiros Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica. A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB também integrou esses atos com créditos para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

O Rio Grande do Norte tem 50.680 estabelecimentos rurais (80% do total) caracterizados como familiar. De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE-2017 (último realizado), havia naquele ano 145 mil pessoas ocupadas nessas propriedades.

Esse número subiu para 400 mil pessoas, conforme estimativa da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares (FETARN).

Para todo o Brasil, o novo Plano Safra prevê um investimento total de R$ 85,7 bilhões em ações, onde a maior parte será destinada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com diversas modalidades de acesso ao crédito.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Carlos Eduardo lidera disputa e vence qualquer adversário no 2º turno

Pesquisa do Instituto Quaest, divulgada nesta segunda-feira pela Intertv, mostra que o ex-prefeito de Natal carlos Eduardo (PSD) segue liderando à disputa eleitoral.

Paulinho Freire e Natália Bonavides empatam tecnicamente em segundo lugar.

Confira os números da estimulada.

  • Carlos Eduardo (PSD): 41%
  • Paulinho Freire (União): 24%
  • Natália Bonavides (PT): 18%
  • Rafael Motta (Avante): 2%
  • Nando Poeta (PSTU): 0%
  • Hero (PRTB): 0%
  • Indecisos: 4%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 11%

A pesquisa também mostrou cenários de um eventual segundo turno.

Carlos Eduardo x Paulinho Freire

  • Carlos Eduardo (PSD): 52%
  • Paulinho Freire (União): 31%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 3%

Carlos Eduardo x Natália Bonavides

  • Carlos Eduardo (PSD): 56%
  • Natália Bonavides (PT): 25%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
  • Indecisos: 3%

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-02681/2024.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Inter TV Cabugi e realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Natal, entre os dias 13 e 15 de setembro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeito de Upanema lidera disputa com folga

Prefeito de Upanema e candidato à reeleição, Renan Mendonça (PP) lidera com folga disputa em seu município.

É o que aponta a pesquisa TCM/TS2, divulgada na noite desta segunda-feira (16).

Vamos aos números da estimulada.

Renan: 65,3%;

Monthalggan (MDB): 24,6%;

Não sabe/não respondeu: 6,3%;

Branco/nulo/nenhum: 2,6%;

Márcia de Carlim Garcia: 1,2%.

Rejeição

Monthalggan: 45,5%.

Márcia de Carlim Garcia: 26,4%.

Renan: 18,7%.

Votaria em qualquer um corresponde a 18,3%.

Não sabe/não respondeu 11,5%. Não votaria em nenhum 2,3%.

Dados

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 573 eleitores de Upanema entre os dias 12 a 14 de setembro de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95%.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-03796/2024.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com