Categorias
Política

Fátima pede a Pacheco mudança em proposta de renegociação de dívidas

Governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra discutiu nesta quarta-feira (07) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, a criação de um fundo a partir do pagamento da dívida dos grandes estados devedores à União. O chamado Fundo de Equalização, seria dividido entre todos os estados.

A discussão se insere no contexto da tramitação do projeto de Lei de Rodrigo Pacheco que viabiliza a repactuação dos débitos de estados endividados com a União.

Fátima Bezerra, acompanhada dos governadores Raquel Lyra, de Pernambuco, Elmano de Freitas, do Ceará, Rafael Fonteles, do Piauí, Paulo Dantas, de Alagoas, do vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, do secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, além do presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier, propôs que os maiores devedores que hoje pagam a dívida corrigida pelo o IPCA e mais 4%, com a renegociação, passem a pagar o IPCA mais 2%, diferente da proposta original do Presidente do Senado que é de 1%.

“Estes 2% viriam a constituir o Fundo de Equalização e seriam divididos entre todos os estados para permitir novos investimentos. Nossa proposta é que essa divisão siga os parâmetros percentuais do Fundo de Participação dos Estados”, afirmou a governadora do RN, lembrando que apenas quatro estados são responsáveis por 90% da dívida.

Rodrigo Pacheco disse ao final da reunião que “recebemos sugestões dos governadores e avançamos na discussão em relação ao fundo de equalização para beneficiar também os estados que não possuem dívidas com a União. Concluído o debate, temos a expectativa de votar a proposta no Senado na próxima semana. Estamos trabalhando em um cenário no qual haja consenso entre os senadores para a apreciação do projeto antes do início das campanhas eleitorais”.

Os governadores também solicitaram ao presidente do Congresso que a renegociação se estenda aos Estados que não possuem dívidas com a União ou que tem dívida pequena. Uma forma de maior abrangência da proposta é a inclusão da renegociação com instituições financeiras nacionais ou internacionais, permitindo aos estados uma maior carência, alongamento dos prazos e redução de juros.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Energia recuperada no primeiro semestre abasteceria mais de 67 mil casas por um mês no RN

As ações de combate às ligações clandestinas pela Neoenergia Cosern de janeiro a junho deste ano em todo o Rio Grande do Norte resultaram na recuperação de 10 GWh de energia. Esse número é suficiente para abastecer, por 30 dias ininterruptos, 67.080 residências com consumo médio mensal de 149,57 kWh. O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode causar prejuízos materiais e acidentes com risco de morte para quem pratica o ato criminoso e para as pessoas que estão próximas às ligações clandestinas.

Para efeitos de comparação, o quantitativo de energia recuperada no primeiro semestre pelas equipes da Neoenergia Cosern seria suficiente para abastecer por 30 dias, em média, as cidades de São José de Mipibu e Touros. Em Natal, responderia pela demanda de consumo dos bairros de Ponta Negra e Bom Pastor, por exemplo. Se levarmos a comparação ao município de Mossoró, a quantidade de energia recuperada abasteceria os bairros de Nova Betânia, Centro, Maísa e Santo Antônio também por 30 dias.

Nós combatemos as ligações clandestinas de energia em todo o estado diuturnamente, todos os dias da semana. Essas conexões, sem o aval técnico da distribuidora e sem a contagem correta pelo medidor, caracterizam crime. É importante que toda a comunidade tenha consciência do risco à saúde que é fazer e manter um gato de energia. Eles podem causar acidentes graves e morte”, afirma Ângela Barreto gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Hospital da PM voltará a ser gerido pela Sesap

Em nota enviada nesta quarta-feira a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que o Hospital da Polícia Militar, que desde a pandemia passou a ser gerido provisoriamente pela Apamim, voltará à administração governamental.

A pasta destacou ainda que a unidade hospitalar não será fechada.

Confira.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que é falsa a alegação de que o Hospital da Polícia Militar em Mossoró está sendo fechado.

A unidade passa a partir do próximo dia 15 para a gestão da Sesap, após o encerramento do contrato com a atual gestora do hospital, que é a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM).

Até lá, a Sesap terminará a reforma e instalação dos equipamentos do novo centro cirúrgico do Hospital da PM de Mossoró, bem como a APAMIM, de acordo com o termo de gestão do hospital e fará as manutenções necessárias para devolver o prédio.

O Hospital da PM de Mossoró foi recuperado durante a atual gestão, incorporado à rede estadual de saúde pública e seguirá servindo à população do Oeste Potiguar, agora com mais capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos, em apoio ao Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia.

contatosaulovale@gmail.com

 

Categorias
Utilidade Pública

Edifício administrativo Padre Sátiro será inaugurado com presença de cardeal

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró tem a honra de anunciar a visita de Sua Eminência, o Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2024. Este encontro é um marco significativo para a Diocese e para a UniCatólica do Rio Grande do Norte, que receberá a bênção das novas instalações do Edifício Administrativo Padre Sátiro Cavalcanti, designação dada em homenagem ao diretor fundador da instituição.

Na manhã de quinta-feira, 08 de agosto, o momento terá início com a celebração da Santa Missa no Seminário Santa Terezinha, seguida de um momento especial com os seminaristas. Ainda durante a manhã, Dom Leonardo visitará o campus da UniCatólica do Rio Grande do Norte. À tarde, haverá um encontro com o Clero Diocesano, onde será realizado um colóquio sobre o atual momento eclesial e o sínodo em curso, com o tema “Sonhar Juntos, Caminhar Juntos”. Às 19h, será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pela missão educacional da Diocese de Mossoró, na Catedral de Santa Luzia, contando com a presença do clero e de todo o corpo acadêmico da UniCatólica, do Colégio Diocesano e do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Na sexta-feira, 09 de agosto, o Cardeal visitará o Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis e celebrará com as Irmãs Clarissas os 25 anos da atuação em Mossoró/RN. No mesmo dia, Sua Eminência abençoará o novo Edifício Administrativo da UniCatólica do RN e fará um elóquio sobre “O Lugar da Educação Católica no Contexto Eclesial e Social”. O evento contará com a presença de diversas autoridades políticas, civis e eclesiásticas.

A visita do Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner reflete a profunda ligação da Diocese com a missão educativa e pastoral da Igreja, reafirmando o compromisso contínuo com a formação humanística integral e espiritual da comunidade acadêmica e Diocesana.

Siga-nos no Instagram.

contatosauovale@gmail.com