Categorias
Política

Única mulher na disputa à prefeitura de Mossoró tem nome homologado

Candidata pelo PRTB, Irmã Ceição teve seu nome homologado nesta segunda-feira para disputa à prefeitura de Mossoró.

O vice é Fábio Félix, também do PRTB.

A convenção partidária, que definiu chapa ‘puro-sangue’, ocorreu na sede de seu partido, situada no conjunto Vingt Rosado.

A legenda também apresentou uma nominata com nove candidatos a vereador.

Irmã Ceição foi candidata à prefeitura em 2020, quando computou 378 votos.

Em 2024, é a única mulher a encabeçar uma chapa majoritária.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara de Mossoró retoma sessões nessa terça-feira

Após duas semanas de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Mossoró retomará as sessões. Amanhã (6), às 9h, vereadores e vereadoras se reunirão, no plenário, para pronunciamentos, votações e outras deliberações.

Este segundo semestre marca o período final da atual legislatura. Entre as matérias de destaque, está a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Ela estimará receitas e fixará despesas da Prefeitura para o próximo ano.

O projeto da LOA precisa ser encaminhado pela Prefeitura à Câmara até 30 deste mês. O Legislativo vai debatê-lo em audiência pública, sugerir modificações (emendas) e devolvê-lo ao Executivo para sanção em dezembro.

Calendário

O momento também impõe à Câmara de Mossoró – e a outros parlamentos do Brasil –, o desafio de conciliar as agendas legislativa e eleitoral. Da atual pré-campanha ao dia 6 de outubro, os políticos estarão mobilizados para as eleições municipais.

Contudo, parlamentares mossoroenses asseguram manutenção das sessões, às terças e quartas-feiras, a partir das 9h, como estabelece o Regimento Interno da Câmara. Outras atividades, como sessões solenes, estão suspensas no período eleitoral.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

RN tem redução no total de mortes violentas em julho

As forças de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte, mais uma vez, conseguiram reduzir os índices de violência no estado, fechando o mês de julho com queda de 25,3% no total de mortes violentas intencionais. No acumulado do ano, houve diminuição de 15,5%.

Os dados foram consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Em números absolutos, foram registradas 91 mortes violentas no estado no mês de julho do ano passado, contra 68 ocorrências registradas em julho deste ano, ou seja, 23 mortes a menos em um período de 31 dias.

No acumulado, são 620 mortes violentas contabilizadas entre janeiro e julho de 2023 contra 524 ocorrências registradas nos primeiros sete meses de 2024, o que representa 96 vidas salvas.

Outros dados

Nos primeiros sete meses do ano, igualmente comparando com o mesmo período do ano passado, importante destacar que também foram constatadas reduções nos casos de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar), feminicídios (mortes de mulheres por questão de gênero) e de latrocínios (roubos seguidos de morte).

Nos casos de homicídio, a queda foi 20%. Nos feminicídio, diminuição de 14,3%. Por último, nos crimes de latrocínio, redução de 6,35.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com