Categorias
Utilidade Pública

Diferente do IFRN e UFRN, professores da Ufersa decidem manter greve

Diferente dos servidores do IFRN e dos professores da UFRN, os docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) decidiram nesta quinta-feira manter o movimento de greve.

Placar foi de 78 votos a favor, 56 pela saída da greve e uma abstenção.

A greve do professorado da Ufersa iniciou em 10 de junho.

Nota do blog: Cá pra nós e o povo da rua, o fim da greve da Ufersa foi só postergado e por poucos dias. De Norte a Sul do país, diversas universidades decidiram esta semana pelo fim da greve após as tratativas com o governo avançarem sobremaneira. Não há mais perspectiva de melhorias no acordo feito com o governo, que inclusive prevê avanços históricos para as categorias. Aqui no RN, só a Ufersa mantém essa greve.

Leia mais: Professores da UFRN encerram greve

Servidores do IFRN decidem por fim à greve, mas impõem condição

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Professores da UFRN encerram greve

Após 59 dias de paralisação das atividades, os professores e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pelo encerramento da greve da categoria, em consulta plebiscitária realizada nos dias 19 e 20 de junho, através do site do ADURN-Sindicato. Participaram do plebiscito 1.760 docentes, dos quais 61,48% votaram pelo retorno das atividades, 36,59% pela continuidade do movimento grevista e 1,93% se abstiveram.

Na última terça-feira (18), a diretoria do ADURN-Sindicato já havia se posicionado em nota, orientando a categoria a votar pelo encerramento da paralisação.

No documento, a direção do sindicato apontou os motivos pelos quais defendeu esse posicionamento, entre eles: a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores e professoras o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; e o anúncio feito pelo Governo de R$5,5 bilhões para a consolidação e a expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

A expectativa é de que as aulas retornem já na segunda-feira (24).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Servidores do IFRN aceitam por fim à greve, mas impõem condição

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (20) em Natal, os servidores do IFRN, representados pelo sindicato da categoria, decidiram aprovar as propostas do governo para a reestruturação das carreiras.

Dos 891 votantes, 528 foram favoráveis à aceitação da proposta, 328 foram contrários e 35 se abstiveram.

A categoria condicionou o fim da greve à assinatura do acordo e também apontou que deve constar no documento as propostas que foram apresentadas pelo governo na última mesa, mas que não constam ainda no texto enviado pelo Ministério de Gestão e Inovação.

A assembleia aconteceu de forma híbrida, no auditório 1 do IFRN Campus Natal, zona leste, e através.

Principais pontos da proposta do governo para os técnicos-administrativos:

• Malha remuneratória com 19 padrões de vencimento e 12 meses de interstício para a progressão;

• Aceleração por capacitação que ocorrerá a cada 5 anos, com a discussão sobre critérios e regras relacionadas à transição para as/os atuais integrantes ocorrendo na CNSC-MEC;

• Fim da Correlação Indireta do Incentivo à Qualificação (IQ) – Todo Incentivo à Qualificação terá o percentual da correlação direta, com o fim da diminuição os percentuais que ocorre pela correlação indireta;

• Aumento do STEP – O step, hoje em 3,9%, aumentará para 4,0%, em janeiro de 2025 e 4,1%, em abril de 2026;

• Reajuste no piso de referência do PCCTAE – 9% de reajuste no piso do Nível de Classificação E, em janeiro de 2025, e 5% de reajuste no piso do Nível de Classificação E, em abril de 2026; (colocar o mês de abril);

• Reconhecimento dos Saberes e Competências (RSC) – o RSC será implantado para os integrantes do PCCTAE em abril de 2026, com a elaboração das regras e normativas sendo elaboradas e aprovadas no âmbito da CNSC-MEC;

• Correlação remuneratória dos Níveis de Classificação A, B, C, D com o Nível E a) Nível de Classificação A – 36%; b) Nível de Classificação B – 40%; c) Nível de Classificação C – 50%; d) Nível de Classificação D – 61%. Para ser encaminhado no MEC através da criação de Grupo de Trabalho: Reposição da greve por trabalho represado; jornada de 30h para os TAES; revogação dos decretos que impedem e suspendem a contratação de certos cargos; e inclusão no PCCTAE de jornadas específicas garantidas por lei (assistente social, jornalista, intérprete de libras).

Para os docentes, o governo apresentou:

• Elevação do reajuste linear oferecido até 2026 de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026; • Elevação de steps de 4% para 5% até 2026 (com exceção de Adjunto/DI e DIII-I, que passa de 5% para 6% até 2026);

• Elevação do valor salarial para ingressantes na carreira docente (MS e EBTT);

• Proposta de revisão da IN nº 66/2022; • Revogação da Portaria nº 983/2020;

• Isonomia entre docentes da carreira EBTT e do Magistério Superior, no que tange ao controle de frequência, com a alteração do decreto nº 1590/1996;

• Suspensão de recursos judiciais pelo MEC frente a decisão que conferiram o RSC para aposentado(a)s;

• Recomposição parcial do orçamento das instituições federais; • Conquista de 5600 bolsas permanência para estudantes indígenas e quilombolas;

• Implementação do reajuste de benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde suplementar e auxílio-creche), apesar de ainda não haver equiparação com os benefícios dos demais poderes;

• Início da Mesa Setorial Permanente de Negociação do MEC;

• Retomada da participação de entidades sindicais no Conselho Permanente de RSC.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Apenas UniCatólica recebe Selo OAB entre instituições privadas do interior

O curso de Direito da UniCatólica do RN foi o único, dentre as instituições privadas de ensino superior no interior do RN, a receber o selo “OAB Recomenda – 8ª edição”.

O padre Demétrio Júnior, pró-reitor administrativo, e o professor Júlio Thalles, coordenador do curso, estiveram nesta quarta-feira (19), em Brasília, para a cerimônia de homenagem.

“O nosso curso tem apenas seis de existência e já integra esse grupo seleto. Esse reconhecimento ressalta nosso compromisso com o ensino jurídico de excelência, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda da OAB Federal”, comemorou padre Demétrio.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1.900 cursos de graduação em Direito autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Contudo, apenas aproximadamente 10% desses cursos receberam o Selo de Qualidade da OAB.

Essa chancela é um dos instrumentos criados pelo Conselho Federal da OAB para assegurar a qualidade dos profissionais da área.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Centenário de Elizeu Ventania será evidenciado durante o MCJ

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizará este ano, na programação do “Mossoró Cidade Junina”, homenagem ao centenário do poeta Elizeu Ventania, que dá nome à Estação das Artes, maior palco da cultura mossoroense.

A homenagem acontecerá no palco principal do “Mossoró Cidade Junina”, em um momento especial de reconhecimento e lembranças do mestre da poesia popular.

Em breve, será divulgada data e mais detalhes sobre o momento marcante para a celebração dos 100 anos de Elizeu Ventania.

Elizeu Ventania

Patrono da Estação das Artes de Mossoró-RN, Elizeu Elias da Silva (Elizeu Ventania), nasceu em Martins/RN, em 20 de julho de 1924. Filho de Eustáquio Rodrigues da Silva e Maria Raimunda da Conceição.

Começou a trilhar o caminho da poesia em 1942, tendo participado de programas de rádios. Participou de vários festivais de violeiros em todo o Nordeste, chegando a gravar dois LPs de canções de sua autoria.

Elizeu é reconhecido como uma das maiores expressões da cultura popular em todo o Nordeste brasileiro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Lawrence apaga vídeo de apoio a Bolsonaro e ataque aos governos do PT

Pré-candidato a prefeito de Mossoró pelo PSDB, o presidente da Câmara Municipal Lawrence Amorim excluiu de sua rede social Instagram o vídeo que havia publicado no dia 12 de outubro de 2022 de ataque aos governos do PT.

Na longa mensagem, de três minutos e cinco segundos, ele também pediu votos para o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo estava disponível na rede social de Lawrence até a manhã da terça-feira passada (18). Ou seja, foi excluído 615 dias depois de postado.

No discurso, Lawrence disse que “nos governos do PT os municípios viviam com pires na mão” e que votaria em Bolsonaro porque “acredito que ele vai estar mandando recursos para Mossoró, para o RN e melhorando a vida do nosso povo”.

Lawrence elencou uma série de ações que atribiu a Bolsonaro em Mossoró, até mesmo recursos para o Anel Viário, obra que o PT local atribui em partes ao presidente Lula (PT).

Confira o vídeo.

 

Nome do PT

No sábado passado, O PT de Mossoró retirou a candidatura própria e declarou apoio a Lawrence numa reunião tensa do partido.

Nomes importantes, como o da secretária do partido, líder estudantil e pré-candidata à vereança Ana Flávia Lira, protestaram contra a decisão da maioria da sigla, lembrando o apoio de Lawrence a Bolsonaro.

 

No início da semana, o PT nacional homologou a decisão da executiva municipal de apoio a Lawrence.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

RN é o segundo estado do país em redução de homicídios

O Rio Grande do Norte é o estado com a segunda maior redução da taxa de homicídios no país, entre os anos de 2017 e 2022, de acordo com o Atlas da Violência 2024, divulgado nessa terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O RN reduziu em 49,1% a taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes, atrás apenas do resultado obtido pelo estado do Acre (-57%), e Ceará em terceiro lugar com -45,9%.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada atribuem a redução registrada nesses estados à “implantação de uma filosofia de gestão orientada por resultado para a diminuição de crimes violentos, a partir da junção de um trabalho de inteligência e análise criminal”. E acrescentam que “estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Goiás têm investido nos últimos anos nessa linha de gestão por resultados, com base em um trabalho integrado das organizações de segurança pública e ações orientadas pela análise criminal, conjugado a trabalho de inteligência policial.

Em 2017, o Atlas da Violência apontava que o Rio Grande do Norte registrava uma taxa de homicídios de 63,8 casos por 100 mil habitantes. Em 2022, na edição publicada esta semana, o Ipea constata uma realidade bastante diferente 32,5 casos/100 mil habitantes.

O estudo, que é considerado entre os mais conceituados do país, corrobora com os dados divulgados periodicamente pelo Governo do Estado e, de acordo com a governadora Fátima Bezerra, indica que ações e investimentos não apenas salvam vidas, mas permitem a redução de outros indicadores de criminalidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

RN tem novo senador

O empresário Flávio Azevedo (PL) tomou posse como senador nesta quarta-feira (19), em solenidade no Plenário do Senado.

Ele foi eleito em 2022 como primeiro suplente de Rogério Marinho (PL), que se licenciou por 120 dias.

Marinho disse à Folha de São Paulo que, durante esse período eleitoral, foi “designado pelo presidente do PL, Waldemar Costa Neto, para ajudar a reorganizar o partido no Nordeste”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com