Categorias
Política

Zenaide reforça apoio a prefeituras durante marcha dos municípios

Presente na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada nesta terça-feira (21) em Brasília, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) reforçou a bandeira municipalista do mandato e o compromisso de destinação, para as prefeituras do Rio Grande do Norte, de emendas a que tem direito no Orçamento Geral da União.

“Os investimentos federais são essenciais para custear e melhorar os serviços essenciais mantidos pelos municípios para atender a população na saúde, na educação, na assistência social, na segurança pública, na cultura, no esporte, no transporte coletivo. O repasse de recursos por meio de emendas é uma prioridade do nosso mandato, porque é nos municípios, e não no estado ou na esfera federal, que as pessoas vivem e precisam de atenção do Estado como direito constitucional”, assinalou a parlamentar.

Presente entre as autoridades na cerimônia de abertura do evento, Zenaide destacou a necessidade de união federativa suprapartidária para superar problemas como pobreza, violência e desigualdade social. Também integraram a mesa o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou uma série de medidas de auxílio às prefeituras; os presidentes do Congresso Nacional e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ministros de Estado e parlamentares federais.

“Onde as pessoas nascem, vivem, trabalham, precisam de escola, saúde, segurança? É nos municípios! A 25ª Marcha dos Prefeitos e Prefeitas em Brasília reforça nosso compromisso por investimentos federais nos bairros e comunidades, nos governos municipais. Como médica e ex-secretária de Saúde, sei onde a necessidade do povo mais pobre grita mais alto. Para avançarmos num desenvolvimento economicamente justo, socialmente responsável e ecologicamente equilibrado, é preciso expor e reverter essa realidade de dificuldades”, frisou a senadora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Transplantes de córneas no RN aumentam 74%

De janeiro a abril deste ano o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 30,7% no número total de transplantes de órgãos realizados, se comparado ao 1º quadrimestre de 2023. O maior percentual de aumento foi o de córneas com 74%, seguido de medula óssea com 23%.

De acordo com a Subcoordenadoria de Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no 1º quadrimestre de 2024 foram realizados 136 transplantes de órgãos no RN, sendo 15 transplantes renais, 68 de córneas e 53 transplantes de medula óssea. No mesmo período, em 2023, foram realizados 103 transplantes no estado (18 renais, 39 de córneas, 03 cardíacos e 43 de medula óssea).

“Este ano houve um aumento nas doações de órgãos provenientes de outros estados. Além disso conseguimos mais captações, através da conscientização da população para a doação e das constantes capacitações que fazemos com as equipes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

O número de doações de órgãos no RN também aumentou no primeiro quadrimestre de 2024, sendo 13 doadores de múltiplos órgãos e 33 doações de córneas; um aumento de 30% e 26%, respectivamente. Em 2023 foram 10 doações de múltiplos órgãos e 26 de córneas.

Rogéria explicou que o número de transplantes realizados não está relacionado com o número de captações que acontece no estado, pois existem órgãos e tecidos advindos de outros estados. “Por isso, muitas vezes existe discrepância entre os dados das tabelas de transplantes realizados se comparados ao número de doações”, pontuou.

Lista de espera

No Rio Grande do Norte a lista de espera para transplantes, até o final de abril deste ano, era de: 595 pacientes para transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 pacientes para medula óssea e 1 paciente para transplante cardíaco.

Siga-nos no Instagram.

contatosualovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Sesap vai convocar mais de 230 profissionais para Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai convocar mais de 230 novos profissionais e contratar diversos médicos clínicos e especialistas, por meio de prestação de serviço de plantão, para atuar nos hospitais da Mulher Parteira Maria Correia e da Polícia Militar.

A medida fará com o que o Hospital da Mulher passe a funcionar plenamente 24h/dia e proporciona a aceleração dos serviços de reforma e ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, que está recebendo um investimento de R$ 10 milhões.

Parte dos serviços do Tarcísio Maia será transferida e dividida entre os hospitais da PM e da Mulher a partir do andamento das ampliações de capacidade nos outros hospitais.

Essas medidas são fruto de acordo entre Governo do Estado e Ministério Público do Rio Grande do Norte, que firmaram um termo de ajustamento de conduta, a ser homologado pelo Poder Judiciário.

O acordo judicial é necessário, como nos recentes casos de abertura de leitos nos hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques e Geral João Machado, para a liberar a contratação de novos profissionais. O investimento mensal previsto em Mossoró é de aproximadamente R$ 1 milhão para manter os serviços de saúde pública do Oeste Potiguar funcionando plenamente.

Acordo

O acordo prevê a convocação/contratação de mais de 230 profissionais, sendo 84 efetivos sem vacância (30 farmacêuticos, dois nutricionistas, 35 enfermeiros, um TAS/administrador, quatro fisioterapeutas e 12 técnicos em radiologia) e 152 temporários (127 técnicos em enfermagem, 18 técnicos em biodiagnóstico/laboratório e sete técnicos em farmácia).

Ele libera também a ampliação dos contratos de plantões médicos de diversas especialidades (infectologistas, pediatras, anestesiologistas, cirurgiões gerais) e clínicos gerais e outros profissionais como auxiliar de cozinha, copeiros, maqueiros, higienistas, cozinheiros e assistente administrativo por meio da ampliação de contratos já firmados entre Sesap e diversas empresas. Dentro do plano ainda há a adaptação predial e instalação de um tomógrafo no Hospital da Mulher, que não estava previsto no projeto inicial da unidade.

Todas essas movimentações permitirão a transferência dos serviços do Tarcísio Maia, que prevê o seguinte cenário:
– Hospital da Mulher: central de material e esterilização, lavanderia, microbiologia, urgência ginecológica, clínica pediátrica regulada e 50% da nutrição
– Hospital da PM: duas salas de cirurgia, 18 leitos de clínica cirúrgica com três salas de recuperação

A obra no principal hospital público da região conta com reformas e ampliação nos setores de urgência e emergência, pediatria, necrotério, centro cirúrgico, centro de material esterilizado, lavanderia e nutrição e dietética.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Arcebispo planeja criar mais duas dioceses no RN

O arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso, emitiu decreto nesta terça-feira instituindo a comissão para estudo de projetos da criação de duas novas dioceses, a serem desmembradas da Arquidiocese de Natal.

A instalação da comissão acontecerá no dia 8 de junho, às 10 h, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz.

Posteriormente, serão criadas comissões auxiliares, formadas por clérigos, religiosos e leigos, para colaborar com os estudos de viabilidade de criação das duas dioceses.

A comissão é formada pelos seguintes membros:

Mons. José Valquimar Nogueira do Nascimento,

Mons. José Sílvio de Brito,

Mons. Aerton Sales da Cunha,

Mons. Josino Raimundo da Silva,

Mons. Severino dos Ramos Vicente,

Pe. Francisco Flávio Herculano do Nascimento,

Pe. João Batista Nunes Filho,

Pe. José Adelson da Silva Rodrigues,

Pe. José Freitas Campos,

Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PSOL retira pré-candidatura e entra em acordo com a Rede

O PSOL retirou a pré-candidatura a prefeito do professor Ronaldo Garcia, em menos de 24 horas.

Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira nas redes sociais, o presidente do PSOL em Mossoró, professor Ronaldo Garcia, o vice-presidente do PSOL, Álisson, e o presidente da Rede, ex-vereador João Gentil, destacaram que a federação, formada pelos dois partidos, vai focar na disputa proporcional.

“Em segundo momento, se tiver necessidade, a gente vem discutir se vai ou não estar na majoritária”, acrescentou professor Ronaldo.

O professor Ronaldo é servidor da Ufersa e em 2020 concorreu pela primeira vez a Prefeitura de Mossoró quando computou 611 votos.

 

Siga-nos no Instagram.

contatosualovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Edital para Agentes Territoriais de Cultura selecionará 11 pessoas no RN

O edital para agentes territoriais transformadores está aberto para todo o Brasil e faz parte da estratégia de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Para o Rio Grande do Norte são 11 vagas, distribuídas para três regiões (Metropolitana, Seridó e Mossoró). As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio, através de uma plataforma e para facilitar o acesso ao maior número possível de agentes culturais, hoje, terça-feira (21) às 19h, o Comitê de Cultura do RN, junto à PROEX/IFRN e o Ministério da Cultura, realizarão uma live para apresentar o edital e tirar eventuais dúvidas sobre o processo seletivo, através do Google Meet (Link para participar: https://meet.google.com/gjc-dqrj-owz).

Podem participar apenas pessoas físicas que possuam mais de 18 anos de idade, sejam alfabetizadas e com habilidades mínimas no uso de tecnologias digitais, residam na Região Imediata do estado correspondente à vaga para a qual irá se inscrever, com reconhecida atuação na área cultural em seu território, o que compreende o fazer e a produção de atividades culturais, tenha disponibilidade de 20 horas semanais para atuação no projeto.

Cada selecionado receberá os valores correspondentes a 1 bolsa mensal de R$ 1.200,00 durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período, além disso 1 Auxílio inclusão digital – de R$ 1.000,00, depositado em parcela única  e 1 auxílio inclusão digital (mensal) – de R$ 25,00, durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período.

A carga horária de atividades dos Agentes Territoriais de Cultura é de 20 horas semanais, distribuídas da seguinte forma: formação (5 horas), planejamento e orientação (2 horas), articulação e mobilização (10 horas) e sistematização (3 horas).

Três regiões

Aqui no Rio Grande do Norte o Comitê Estadual de Cultura está presente em três regiões (metropolitana, Seridó e Mossoró), através da atuação do Grupo de Teatro Facetas, Ciranduís e Casarão de Poesia.

17 municípios na região de Mossoró poderão participar dos editais: Apodi, Areia Branca, Campo Grande, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Rodolfo Fernandes, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau e Upanema.

Dionízio do Apodi, representante do Comitê Estadual de Cultura na região de Mossoró, convida os agentes para participação no edital. “É importante que o maior número possível de agentes possam ter essa informação. Da periferia, da zona rural a gente convida aquelas pessoas que articulam ações culturais, que coordenam programações e oficinas em suas comunidades, porque esses são os agentes transformadores que a gente precisa ter conosco para a construção de políticas públicas para a cultura”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Estrada que liga Mossoró a Baraúna tem restauração iniciada

Mais um trecho do Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais foi iniciado nesta segunda-feira (20). O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) começou os serviços de recuperação na RN-015, entre Mossoró e Baraúna, abrangendo um trecho de 44 quilômetros.

A obra faz parte dos 210,5 quilômetros que serão contemplados no Lote 1. Além do trecho iniciado na RN-015, o DER prevê a recuperação de 41 quilômetros da RN-177, entre Pau dos Ferros e São Miguel. No último sábado o programa de restauração foi iniciado pelo trecho entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado.

Ao todo, o programa de recuperação prevê melhorias em 800 quilômetros nos sete distritos rodoviários do Estado, com um investimento de R$ 428 milhões. O conjunto de obras será financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).

“Esse é um importante programa de recuperação de rodovias. Não é uma operação tapa-buracos, vamos reciclar a base e em seguida recapear todo o trecho, inclusive com sinalização vertical e horizontal”, disse Natércia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER.

Ela detalha ainda que as obras iniciadas no último sábado (18) na rodovia RN-117, entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado, já se aproximam do entroncamento na BR-304, que interliga as duas cidades.

CONFIRA OS TRECHOS CONTEMPLADOS NO LOTE 1

1° Distrito (Mossoró)

RN-015 – Mossoró/Baraúna – 44,0 km

RN-117 – Entroncamento da BR-304 (Mossoró) a Governador Dix-sept Rosado – 34,0 km

Estrada: Tibau/Grossos – 17,5 km

Total no Distrito: 95,5 km

6° Distrito (Pau dos Ferros)

RN-079 – Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB – 38,0 km

RN-177 – Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 – 11,0 km

RN-177 – Viçosa/Portalegre – 8,0 km

RN-177 – Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) – 8,0 km

RN-177 – Pau Ferros/Encanto/São Miguel – 41,0 km RN-177 – São Miguel/Coronel João Pessoa – 9,00 km

Total do Distrito: 115,0 km

Total do lote 1: 210,5 km

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

TAC assegura transferência de serviços do HRTM e nomeação de concursados

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em procedimento existente na 1ª Promotoria de Justiça de Mossoró, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) objetivando a transferência temporária dos serviços de saúde ofertados pelo Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

A medida é necessária para a execução da reforma, recuperação e ampliação da unidade de saúde e a continuidade da assistência à saúde hospitalar de média e alta complexidade ofertada na II Macrorregião.

De acordo com o TAC, a reforma deverá seguir até 2025 e será realizada por etapas. Cada serviço deverá ser transferido em um período definido no documento. As demandas serão direcionadas para o Hospital Regional da Polícia Militar de Mossoró (HRPMM) e para o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC).

A pactuação busca regulamentar ações e orientações com o objetivo de garantir condições adequadas, dentro dos prazos estipulado no cronograma, para a execução da reforma, recuperação e ampliação do HRTVM.

Para que o atendimento seja mantido à população, deverão ser nomeados 762 profissionais, entre eles candidatos aprovados em concursos públicos para provimento de cargos vagos. As nomeações deverão ser realizadas em uma prazo de até 30 dias a contar da homologação judicial do TAC.

Siga-nos no Instagram.

contatoaulovale@gmail.com