Categorias
Política

Construção do Anel Viário começa nesta quarta, anuncia Allyson

Na leitura da mensagem anual, o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União Brasil) anunciou em 1ª mão que as obras de construção do aguardado Anel Viário da cidade terão início já nesta quarta-feira, 21 de fevereiro.

Com investimento de R$ 67 milhões, a obra vai ligar a BR-110 a BR-304.

A ordem de serviço acontecerá às 16h e as máquinas já iniciam a obra logo após a assinatura.

O Anel Viário vai oferecer mais mobilidade e desenvolvimento para a cidade. Com uma extensão de 8 quilômetros, a avenida atravessará o Rio Mossoró com uma ponte imponente de 140 metros, conectando a cidade de ponta a ponta. Além disso, será a primeira avenida com 100% de ciclovias e calçadão, contando com iluminação totalmente em LED.

A infraestrutura proporcionará acesso facilitado às universidades, à indústria salineira, às energias renováveis e ao setor petrolífero, consolidando-se como um marco para a mobilidade urbana e para o futuro de Mossoró.

“Essa obra não se trata apenas de concreto. É uma obra que renova a esperança do povo de Mossoró. Um povo que por muitos anos ficou desacreditado, mas que agora sabe que pode sonhar e realizar. O Anel Viário de Mossoró vai começar. É a maior obra do Mossoró Realiza. É transformação de verdade na cidade e na vida do nosso povo”, afirmou o prefeito com entusiasmo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Simpósio discute história da imprensa mossoroense

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizam, na próxima quinta-feira, 22,  a partir das 8h, o II Simpósio de Jornalismo (SIMJOR), que neste ano discute a história da imprensa mossoroense. A ação, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), é fruto da disciplina História do Jornalismo, coordenada pelo professor Esdras Marchezan.

A programação se estenderá por todo o dia, contando com palestras, mesas redondas e oficinas. A inscrição é gratuita, disponível através de formulário que pode ser acessado no perfil do Instagram do evento @simjor_uern.

Programação

Na primeira atividade, às 8h30, ocorrerá a mesa redonda “Uma cidade de jornais: fragmentos da história da imprensa mossoroense’’. O momento contará com a participação do historiador e professor da Uern, Marcílio Falcão, e dos jornalistas e professores da Uern, Cid Augusto e Esdras Marchezan.

Às 10h, a programação continua com a palestra ‘’O radiojornalismo mossoroense’’, conduzida pelo radialista do Grupo TCM Telecom, Tárcio Araújo, que trabalha atualmente na escrita de um livro sobre o assunto e é um dos profissionais mais premiados do Rio Grande do Norte.

À tarde ocorrerão oficinas diversas. Encerrando a programação, às 19h30, os participantes poderão acompanhar a palestra “Mulheres Jornalistas: Uma história que precisa ser contada’’, ministrada pela jornalista e mestre em Ciências Sociais e Humanas, Izaíra Thalita Lima.

O simpósio estará com as inscrições abertas até o dia 22 e oferecerá certificados de participação de até 10 horas/aula complementares.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Médicos clínicos do Tarcísio Maia iniciam paralisação

Os médicos clínicos do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, realizaram nova assembleia nesta segunda-feira (19) com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN).

Objetivo foi  deliberar sobre o movimento reivindicatório, já discutido em assembleia na última sexta-feira (9), que previa o início na paralisação de atendimentos se não houvesse soluções quanto ao pagamento dos meses e atrasos e continuidade da prestação de serviços no Hospital Tarcísio Maia.

Na ocasião, foi confirmado o início do movimento ainda na segunda-feira, a partir das 13h.

Débito

Segundo o Sinmed, o Estado do Rio Grande do Norte está em débito com os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, além do mês de janeiro e até o dia 21 de fevereiro, quando uma nova empresa poderá substituir a escala destes profissionais, sem que haja qualquer informação sobre os pagamentos em atraso.

“O risco de um calote por parte do Governo do Estado leva esses profissionais a iniciarem de imediato o movimento, para que possam garantir o recebimento pelo que foi trabalhado. Paralelo a isso, há uma grande preocupação Sinmed RN e da categoria, com o formato de substituição desses profissionais que já possuem anos de serviços prestados ao hospital, com a qualificação e competência exigidas pela complexidade dos serviços, que serão subitamente substituídos por uma nova empresa que não tem experiência e nem profissionais suficientes que possam completar a escala de forma adequada a garantir a segurança da população que recorre aos serviços”, disse o sindicato em nota.

O Sindicato dos Médicos notificou a Secretaria de Saúde e a direção do Tarcísio Maia o início do movimento a partir das 13h desta segunda-feira, 19 de janeiro, seguindo uma estratégia específica para cada setor do hospital: Porta de Entrada, Núcleo Interno de Regulação, Enfermaria e Repouso, em que os procedimentos sofrerão restrições, e os serviços de urgência e emergência estarão garantidos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Novo bispo prepara uma série de visitas a órgãos, entidades e hospitais

O novo bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Dom Francisco de Sales, prepara uma série de visitas institucionais a órgãos, entidades e hospitais.

O objetivo é saudar, conversar e rezar com representantes desses locais, que têm um interesse pela “promoção e o cuidado do bem comum”.

Da Ordem dos Carmelitas, Dom Francisco assumiu a Diocese no sábado passado (17). Ele é o 7º bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Turismo internacional no RN prevê alta de 46%

O turismo internacional do Rio Grande do Norte tem uma expectativa de aumento de 46% só no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a análise da ForwardKeys, plataforma espanhola especializada em dados de viagens aéreas. A empresa prevê um aumento geral de 21% nas chegadas de turistas internacionais ao Brasil nos primeiros três meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2023.

Os dados fornecidos pela ForwardKeys, uma plataforma reconhecida internacionalmente, são amplamente utilizados por instituições renomadas como a Organização Mundial do Turismo (OMT), o World Travel Tourism & Council (WTTC) e países como Alemanha, Inglaterra e Portugal. A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), foi pioneira na contratação da plataforma no Brasil, e utiliza por meio de seu Setor de Inteligência, a plataforma para análise de dados do turismo no estado.

Segundo a FowardKeys, Santa Catarina lidera a projeção de chegadas internacionais, com um aumento de 53% nos três primeiros meses de 2024. Na sequência, o Rio Grande do Norte destaca-se com uma alta de 46%, seguido por São Paulo (25%), Rio de Janeiro (23%), Minas Gerais (18%), Alagoas (15%), Pernambuco (14%), Ceará (11%), Paraná (9%), e Bahia (4%).

A plataforma mostra que as viagens da América do Sul para o Brasil estão registrando um crescimento de 23%. Além disso, as chegadas provenientes da União Europeia e do Reino Unido apresentam um aumento significativo de 21%, enquanto as dos Estados Unidos acumulam uma expansão de 15%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com