Categorias
Sem categoria

Secretarias municipais alertam para possível colapso de oxigênio no RN

Fornecedores alertaram municípios sobre dificuldades

Foto: Sérgio Henrique


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Coserms-RN) emitiu nota pública com um alerta preocupante: possível colapso de abastecimento de oxigênio na maior partes dos municípios potiguares.

O colegiado informou que fez uma consulta, nos dias 17 e 18 deste mês, com participação de 117 municípios do RN.

Os números são os seguintes: 59,82% dos municípios respondentes já receberam sinal de alerta de fornecedores sobre a possível dificuldade em abastecimento de oxigênio. Outros 11,11 % de municípios já sinalizaram que o estoque de oxigênio já é insuficiente para atender a demanda atual. Apenas 29,05% de municípios sinalizaram não haver dificuldades com o estoque de oxigênio. 

O monitoramento também apontou que, atualmente, 54,2% dos municípios respondentes já estão com dificuldades em comprar oxigênio, que 84,7% não possui sistema de gases canalizados, que 97,7% não possuem tanques de oxigênio e que 88,5% têm necessidade em aumentar o número de cilindros em suas estruturas. 

Grande dificuldade

“O Conselho de Secretarias Municipal de Saúde do Rio Grande do Norte reforça a grande dificuldade em que os municípios potiguares estão passando nesse momento crítico da pandemia, que se agravará, ainda mais, com a concretização do não fornecimento de oxigênio pelos fornecedores”, disse a entidade em nota nesta sexta-feira.

O documento é assinado pela presidente do Cosems, Maria Eliza Garcia Soares.

“Este Colegiado já encaminhou demanda ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) comunicando sobre o possível colapso no abastecimento de oxigênio ao mesmo tempo em que cobrou medidas viáveis para solucionar o problema”, acrescentou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Prefeitura anuncia MCJ 2021 virtual para beneficiar artistas locais

Allyson se reúne com setor de entretenimento

Foto: PMM

No final da manhã desta sexta-feira (19) o prefeito Allyson Bezerra recebeu no Palácio da Resistência uma comissão de representantes do segmento de entretenimento. A categoria está sem trabalho há mais de um ano em virtude da pandemia do coronavírus, e busca junto ao poder público ações para mitigar as consequências da covid-19.

Durante a reunião, que contou com as presenças de Kadson Eduardo, secretário chefe de gabinete, Humberto Fernandes, consultor geral do município, Ivo Franklin, secretário municipal da Fazenda, e Etevaldo Almeida, secretário municipal de Cultura, o prefeito anunciou a realização do Mossoró Cidade Junina 2021 virtual, com o público acompanhando toda a festa em casa através da internet.

“Pela primeira vez na história dessa cidade iremos realizar o Mossoró Cidade Junina virtual. O objetivo é realizar a festa com toda a estrutura local e contratação de artistas e profissionais do município. A prefeitura investirá recursos próprios e buscar patrocínios na iniciativa privada para garantir renda aos artistas que sofrem no dia a dia as dificuldades financeiras causada pela pandemia”, disse o prefeito.

Descontos tributários

Além da realização do MCJ 2021 virtual, a Prefeitura de Mossoró também agirá em outra frente para ajudar a classe artística. A equipe econômica do município formará uma comissão para discutir e encontrar meios legais e beneficiar a categoria com descontos nos pagamentos tributários. Os artistas também esperam receber um auxílio financeiro para minimizar as dificuldades financeiras.

“Nós iremos reforçar junto ao Governo do Estado a necessidade de um olhar mais sensível com esses profissionais, que foram os primeiros a parar as atividades e serão os últimos a retornarem. Vamos levar essa pauta a governadora e reforçar a urgência para que esse auxíio possa chegar o quanto antes”, destacou Allyson Bezerra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

RN segue com alta ocupação e 138 pessoas aguardam vaga

O Rio Grande do Norte segue com alta ocupação em leitos de UTI Covid-19 em todas as regiões.

Às 7h desta sexta-feira, o estado potiguar registra que 96,5% dos leitos estão ocupados, segundo o Portal Regula RN.

A maior ocupação é no Oeste, com 100%, seguido de Seridó, com 97,5%, e Metropolitana de Natal, com 94,5%.

Fila de espera

O Regula RN registra ainda que 138 pessoas aguardam por leito de UTI na manhã desta sexta-feira, sendo 119 da região metropolitana e 19 da região Oeste.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Vice-governador do RN testa positivo

Antenor Roberto está assintomático
Foto: reprodução

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), testou positivo para covid-19. 
O diagnóstico, via exame swab, saiu na noite desta quinta-feira.
Apesar de não apresentar sintomas da doença, informou o governo, o chefe de estado já segue as orientações médicas e cumprirá os protocolos oficiais recomendados para quem contrai o vírus, entre eles o isolamento social por um prazo de 14 dias.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Mossoró terá abastecimento normalizado no domingo

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)  trabalha no poço 26, que abastece os bairros Costa e Silva, Parque Universitário, Ilha de Santa Luzia, Rincão, Alto das Brisas e Pintos, em Mossoró. 
O conserto do poço deve ser concluído durante a noite da sexta-feira (19). São necessárias 48 horas para normalização das áreas afetadas.
A adutora Jerônimo Rosado, responsável por parte do abastecimento da cidade, está operando dentro da normalidade, após parada no sistema.
Em função da parada da adutora, ainda existem reclamações em áreas  mais altas de bairros como Nova Vida, Liberdade e Sumaré. No final da tarde do sábado (20), essas áreas estarão abastecidas.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com