Categorias
Economia

Governo Federal antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos.

A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”.

A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Petrobras reduz o preço do diesel a partir desta terça

A partir desta terça-feira (1), a Petrobras reduzirá seus preços de venda de diesel A para as distribuidoras que passará a ser, em média, de R$ 3,55 por litro, uma redução de R$ 0,17 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 3,05 /litro, uma redução de R$ 0,15 a cada litro de diesel B.

Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em R$ 0,94 / litro, uma redução de 20,9%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,45/ litro ou 29,0%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Setor de Serviços impulsiona empregos e RN tem melhor fevereiro desde 2010

O Rio Grande do Norte registrou saldo positivo de 2.495 postos de trabalho formais em fevereiro de 2025, o melhor desempenho para o mês desde 2010.

O resultado representa um crescimento expressivo de 787% em relação a fevereiro de 2024, quando foram criadas 281 vagas.

O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (28) com base nos dados do Novo Caged.

Nesse cenário positivo, o setor de Serviços foi o principal responsável pelo avanço, criando 2.367 novas vagas no mês, mais que o dobro das 1.163 geradas no mesmo período do ano passado.

O Comércio também apresentou sinais de recuperação, com saldo positivo de 558 empregos, um aumento de 74% em relação a fevereiro de 2024.

“O bom desempenho está ligado ao fortalecimento do turismo e ao crescimento de segmentos como ensino, saúde e setor imobiliário. Os números também evidenciam um fortalecimento da dinâmica de geração de empregos, com saldo de 2.201 vagas abertas no 1º bimestre no estado”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O desempenho potiguar também se destaca na comparação regional. Estados vizinhos apresentaram saldo negativo em fevereiro – como Alagoas, que perdeu 5.471 empregos – ou tímido, como a Paraíba que abriu apenas 525 vagas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

RN tem saldo positivo de 2,4 mil novos empregos formais em fevereiro

O estado do Rio Grande do Norte registrou, em fevereiro, um saldo de 2.495 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 22,5 mil admissões e 20 mil desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira, 28 de março, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 2,2 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Rio Grande do Norte é de 34,7 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 538,2 mil pessoas.

Em fevereiro, o Rio Grande do Norte apresentou desempenho positivo em três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 2.367 vagas. Na sequência aparecem Construção (726) e Comércio (558). Os setores de Indústria e Agricultura apresentaram saldo negativo, com menos 101 e 1.055 vagas, respectivamente.

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (1.827). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (2.249) com as vagas no Rio Grande do Norte. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.627.

MUNICÍPIOS – A capital Natal foi o município com o melhor saldo no estado em fevereiro, com 1,9 mil novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 235 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no estado aparecem Currais Novos (146), Macaíba (144), Parnamirim (132) e Caicó (120).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Presidente da Fiern anuncia sede regional em Mossoró

Nesta quinta-feira (27), o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, apresentou uma série de ações do Sistema Indústria na cidade em reunião com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), diretores da Federação, presidentes de sindicatos da indústria e secretários municipais.

Entre as iniciativas, Serquiz anunciou ao prefeito a inauguração de uma sede regional da Fiern em Mossoró, que vai abrigar cinco dos 30 sindicatos afiliados à Federação e aproximar o diálogo entre a indústria e as instituições da cidade. O presidente da Fiern também anunciou ao prefeito a realização da Corrida Nacional do Sesi, no Aeroporto de Mossoró, dia 1º de maio, “em homenagem ao trabalhador e chamando a atenção para esse importante instrumento de transporte e logistica da cidade”, disse.

“Identificamos que Mossoró tem um grande potencial para o setor industrial, seja na indústria extrativa, de transformação seja na fruticultura. Precisamos estar mais presentes, por isso viemos apresentar nossa escola de referência, o escritório do IEL e os projetos do SENAI”, destacou Serquiz.

Ele também anunciou a realização de mais uma edição do Festival do Industriário, na cidade, e a assinatura de um termo de cooperação entre o Sinduscon Oeste, Fiern e Prefeitura.

O prefeito Allyson Bezerra parabenizou o Sistema Indústria pelo trabalho na cidade e enalteceu as iniciativas. “Dou muito valor à indústria. É um setor que garante emprego e renda de qualidade para a sociedade. Parabenizo o presidente Roberto Serquiz pelo entusiasmo e pela presença, que é muito importante para nossa cidade”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Exportações de melão do RN podem triplicar em três anos

O melão produzido no Rio Grande do Norte poderá alcançar, em até três anos, novo patamar no mercado internacional, a partir do ingresso no mercado da China. A expectativa é de que, nesse período, a abertura comercial com chineses permita o envio ao país de até 34 mil contêiners da fruta ao ano. Se considerados os 17 mil contêiners /ano já exportados à Europa, maior comprador do melão potiguar, o volume exportado poderá triplicar, saltando, portanto, de 17 mil/ano para 51 mil/ano contêiners de melão enviados ao mercado exterior.

O plano para o alcance dessa meta começou a ser traçado na última terça-feira (18), no Workshop Melão Brasil China, ocorrido no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró. Realizado pelo Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Sebrae-RN, o evento reuniu especialistas e apontou alternativas e gargalos a serem superados na busca pela conquista do espaço em território chinês.

O mercado da China é considerado estratégico para ampliar as oportunidades comerciais do melão brasileiro. Com população de 1,4 bilhão de habitantes, o país asiático é o maior produtor de melão do mundo, com média de 10 milhões de toneladas anuais. Apesar disso, em virtude de condições climáticas severas entre outubro e abril, os chineses ficam sem produzir a fruta, o que abre excelente janela de oportunidade ao melão brasileiro.

Segundo o presidente do Coex, Fábio Queiroga, é justamente nesse intervalo na produção chinesa que o melão potiguar deve se beneficiar e alavancar os índices de exportação. No mesmo período, no Brasil, a safra do melão está em pleno desenvolvimento, o que favorece o envio da fruta brasileira à China.

Comercialização

O melão produzido na área livre de Mossoró é a primeira fruta brasileira a ter autorização para comercialização com a China, há quatro anos. Recentemente, a uva produzida no Vale do São Francisco também foi habilitada a exportar para o mercado chinês.

Anualmente são produzidas 340 mil toneladas de melão no Brasil, com o Rio Grande do Norte figurando como maior produtor e exportador da fruta no país.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

AL discutirá impacto de redução de voos em Natal e Mossoró

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza na próxima quinta-feira (20) audiência pública para debater os impactos da recente redução de voos comerciais com destino para Natal e Mossoró.

Proposta pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), o debate busca soluções para garantir maior conectividade para o estado. O evento, que acontecerá no Auditório Deputado Cortez Pereira, a partir das 14h, envolverá autoridades governamentais e representantes do setor empresarial, além de especialistas da área.

“O turismo é um dos pilares econômicos do Rio Grande do Norte, e essa redução na conectividade aérea prejudica não só o setor turístico, mas também a movimentação de negócios e investimentos. Precisamos discutir de forma urgente as alternativas para reverter esse cenário e buscar soluções viáveis para garantir que o nosso estado tenha a conectividade que merece”, afirma o deputado Ubaldo.

A diminuição da oferta de voos, observada nos últimos meses, tem gerado sérios reflexos na economia do Rio Grande do Norte, principalmente no setor de turismo, fundamental para o estado. A falta de voos diretos e a redução nas frequências estão comprometendo o fluxo de turistas e afetando toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, como hotéis, restaurantes, transporte e comércio local.

Ainda de acordo com o parlamentar, a redução de voos também tem afetado negativamente o desenvolvimento econômico de Mossoró, um importante polo regional do estado. “O município tem se mostrado cada vez mais estratégico para o crescimento da economia do interior, e a falta de voos dificulta a movimentação de pessoas e a chegada de investimentos. Precisamos garantir a conectividade de todo o estado, não só de Natal, mas também de Mossoró e de outras cidades”, destacou o parlamentar.

O evento contará com a presença de representantes das companhias aéreas, da Secretaria de Estado do Turismo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de representantes das prefeituras de Natal e Mossoró, do trade turístico e outras autoridades e especialistas do setor.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Comércio e Serviços no RN começam 2025 em alta

Os setores de Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte iniciaram 2025 com desempenho positivo, superando a média nacional e se consolidando entre os destaques da economia nordestina.

Segundo os dados das Pesquisas Mensais de Comércio (PMC) e de Serviços (PMS) do IBGE, o comércio varejista do estado cresceu 4,3% em janeiro, enquanto o setor de serviços registrou uma expansão de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, o melhor resultado do país.

No caso do varejo potiguar, o crescimento superou a média nacional de 2,2%.

“O crescimento reflete uma combinação de fatores, incluindo a recuperação gradual do setor varejista a partir de 2024, incentivos ao consumo, como a maior oferta de crédito, e melhoria nos indicadores de emprego e renda”, explica o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Por sua vez, o setor de serviços do estado teve a maior alta do Brasil em janeiro, ficando também acima da média nacional que foi de 1,6%.

Foi o 10º mês consecutivo de crescimento da receita de serviços no RN, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O avanço foi puxado principalmente pelos Serviços de informação e comunicação com crescimento de 7,5%, devido à alta demanda por tecnologia e serviços digitais.

As atividades de turismo, por sua vez, cresceram 2,0%.

As projeções da Fecomércio RN para 2025 apontam que o comércio e os serviços do RN devem manter um ritmo de crescimento entre 4% e 6%, sustentados pelo fortalecimento do turismo, investimentos em infraestrutura e o avanço da digitalização dos negócios.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Sinduscon Oeste lança oficialmente 1ª ConstruSind

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (12 ) o lançamento oficial da 1ª Edição da ConstruSind, a Feira da Construção Civil do Sinduscon Oeste 2025. O evento será realizado no período de 27 a 29 de março, no Requinte Buffet, em Mossoró. É a primeira feira oficial realizada pelo Sinduscon Oeste e, inaugura uma tendência que está em alta nas grandes cidades do Brasil.

A feira vai reunir em um só lugar o que há de mais moderno e inovador no universo da construção civil. Uma feira de negócios completa, pensada para conectar consumidores e empresas de todos os portes, desde pequenas e médias até os grandes players do mercado.

A ideia é receber os diversos segmentos da Construção Civil, estudantes e profissionais do setor em uma programação que alia negócios, relacionamentos e conhecimento através da realização de cursos, palestras e um networking de alto nível.

O Presidente do Sinduscon Oeste, Engenheiro Pedro Escóssia, definiu a 1ª ConstruSind como “um sonho que se torna realidade”. Segundo Escóssia, o evento vai ao encontro do objetivo maior do Sinduscon Oeste, que é unir e integrar o mercado da construção civil de Mossoró e região.

A 1ª ConstruSind será uma oportunidade única para o expositor fortalecer sua marca, aumentar sua visibilidade e conectar-se com fornecedores e parceiros estratégicos, ampliando sua rede de contatos e abrindo portas para novas oportunidades. Já o consumidor, terá acesso às novidades e lançamentos das empresas do setor, podendo fazer negócios em condições especiais para o evento.

O acesso à ConstruSind será gratuito, todos poderão visitar a feira, conhecer as tendências e os melhores produtos do mercado da construção civil, além de participar de palestras com especialistas renomados, que compartilharão conhecimentos valiosos sobre o setor.

O evento conta com o apoio da Caixa Governo Federal, Prefeitura de Mossoró, FIERN, CREA, Mútua, Rede A Construtora, Supermix, Potigás, Parque Elétrico, Top com XCMG e Lisboa Marcenaria e Vidraçaria.

A I ConstruSind será transmitida ao vivo pela Telecab Internet e TV e TCM Telecom.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Tarifa zero de importação para alimentos entra em vigor

Entra em vigor nesta sexta-feira a redução a zero às tarifas do imposto de importação de 11 alimentos.

A decisão integra a medida anunciada no último dia 6 de março, no Palácio do Planalto, pelo vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin (PSB).

Com a maior oferta dos produtos selecionados no Brasil a impostos zerados, a decisão também busca inibir a alta de preços, contribuindo para o cumprimento da meta de inflação (IPCA).

A decisão incluiu redução do Imposto de Importação seguintes produtos:

» Carnes desossadas de bovinos, congeladas (passou de 10,8% a 0%)

» Café torrado, não descafeinado (exceto café acondicionado em capsulas) (passou de 9% a 0%)

» Café não torrado, não descafeinado, em grão (passou de 9% a 0%)

» Milho em grão, exceto para semeadura (passou de 7,2% a 0%)

» Outras massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas de outro modo (passou de14,4% a 0%)

» Bolachas e biscoitos (passou de 16,2% a 0%)

» Azeite de oliva (oliveira) extravirgem (passou de 9% a 0%)

» Óleo de girassol, em bruto (passou de 9% a 0%)

» Outros açúcares de cana (passou de 14,4% a 0%)

» Preparações e conservas de sardinhas, inteiros ou em pedaços, exceto peixes picados, de 32% para 0%

Em relação à sardinha, o Gecex estabeleceu zerar a alíquota dentro de uma quota estabelecida de 7,5 mil toneladas.

O comitê também decidiu aumentar a quota do óleo de palma, de 60 mil toneladas para 150 mil toneladas, pelo prazo de 12 meses, com a manutenção da alíquota do Imposto de Importação de 0%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com