O ex-presidente Lula (PT) cumpriu agenda nesta quinta-feira, em Natal, acompanhado de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB).
A esposa de Lula, socióloga Rosângela Silva, a Janja, esteve presente na comitiva. Também a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann
O blog separou os principais acontecimentos da agenda do presidenciável ao RN.
Fortalecer Fátima e alianças
Um dos objetivos da agenda de Lula ao RN foi o de fortalecer a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), que é a única chefe de Executivo estadual petista que pode e vai concorrer à reeleição. Ela lidera todas as pesquisas de intenção de voto.
Lula e Fátima também reafirmaram a necessidade de alianças com o MDB de Walter Alves, que será o vice de Fátima, e o PDT de Carlos Eduardo, candidato a senador no palanque governista.
O PT tenta acalmar suas bases num momento em que ainda há resistência a essas alianças. O MDB dos Alves, que abriga essa oligarquia e votou a favor do impeachment da então presidente Dilma, e o PDT de Carlos, que foi o candidato de Bolsonaro em 2018 contra Fátima ao Governo do Estado.
Lula errou
O ex-presidente Lula errou ao se referir a Rogério Marinho (PL), pré-candidato de Bolsonaro ao Senado, como “baixinho”, de forma perjorativa.
Rogério aproveitou e foi a rede social afirmar que “não sabe ele [Lula] que a estatura física pouco importa. O que realmente importa é a estatura moral. Exatamente o que falta a ele na sua vergonhosa trajetória política”, disse Rogério, alvo de quatro inquéritos na Justiça.
Detalhe antes de tudo, Lula nem alto é, para falar de quem é baixo. E, vamos ser francos, esse debate pouco importa. Nem cabe.
Era dispensável.
Podia ter ficado no campo das ideias. Rogério tem muitas falhas, como político, a serem apontadas. A estatura de alguém não tem importância nenhuma no debate público, repito
Acertou ao criticar alta dos combustíveis
Lula prometeu ainda “abrasileirar” o preço dos combustíveis. Esse tema é sensível ao povo brasileiro. Precisa ser debatido à exaustão. O que não pode é continuar como está. O presidenciável acerta ao debatê-lo. Do ponto de vista de estratégia política, fez isso num momento em que a Petrobras já estava para anunciar mais um aumento irritante da gasolina e diesel.
O ex-presidente fez ainda diversas críticas a Bolsonaro, seu algoz.
Carlos Eduardo e Rafael Motta
Os dois foram personagens de destaque. Todo mundo queria ver a movimentação deles.
Carlos se movimentou bem. Posou para foto com Lula, Jean Paul (PT) e Fátima juntos.
Havia quem apostasse que ele seria escanteado ou que ficaria deslocado por ter dito, no dia anterior a agenda de Lula, que apoia Ciro (PDT).
Não aconteceu.
Carlos viu o apoio de Fátima ser reafirmado. Ficou claro que ele é o candidato de Fátima, Lula e Jean Paul ao Senado. E ponto final. Já a deputada Natália Bonavides (PT) tem evitado o ex-prefeito de Natal e manteve-se afastada.
Quanto a Rafael Motta (PSB), o deputado não perdeu tempo. Também correu para fazer registro com o ex-presidente. Ele tenta atrair esse eleitorado e parte do PT que não quer Carlos, mas viu o pedetista passear melhor do que se pensava pela agenda do presidenciável.
Rafael deixou mais claro ainda que sua candidatura ao Senado é realidade. Quer o PT local queira quer não.
Deu gente
O ato político de Lula na Arena das Dunas deu muita gente, sim. As fotos mostram a isso. A repercussão do evento também foi alta.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com