politica 728x90

Ufersa estuda retirada de homenagem a Costa e Silva

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) estuda mudar o nome do Ginásio Poliesportivo Presidente Costa e Silva, dado em homenagem ao segundo presidente do país durante o Regime Militar (1964-1985).

A estrutura está situada no campus central da universidade, em Mossoró, e recebeu esse nome ainda em sua fundação.

A proposta de mudança foi enviada ao Conselho Universitário (Consuni), instância recursal máxima, pelo grupo de pesquisa História Constitucional e Direitos Sociais, encabeçado pelo professor da instituição, Rafael Cabral.

“O objetivo da proposta surgiu a partir de estudos transicionais realizados no grupo de pesquisa, que aponta que o controle autoritário exercido pela ditadura militar não se destinava apenas ao controle do presente, mas também pelo controle do futuro. A forma como esse controle se concretizou pode ser entendido sob múltiplas perspectivas. O uso da memória, certamente, é uma delas. O que memorar é mediado pela linguagem tanto quanto o é em relação às homenagens registradas aos militares. O ginásio de esporte da UFERSA homenageia um ditador”, justifica o documento.

Para entrar em vigor, a proposta precisa ser apreciada e aprovada pela maioria dos membros do Consuni.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]