Foto: divulgação

UERN e Prefeitura planejam Museu do Mar em Areia Branca

A Reitora da Uern, Cicília Maia, aproveitou a participação na solenidade de inauguração do Memorial da Baleia, em Areia Branca, na segunda-feira, para propor à prefeita Iraneide Rebouças um projeto ousado: a construção do Museu do Mar, na Praia de Upanema, base do projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN).

Há 23 anos, a universidade está presente na região por meio da equipe do Cetáceos da Costa Branca, com ações de educação ambiental, preservação, resgate e reabilitação de animais encalhados na Costa Branca. O trabalho da equipe já teve destaque internacional.

Na conversa, a reitora destacou que a construção do Museu do Mar seria uma ação importante que colocaria Areia Branca ainda mais em evidência como município preocupado com o meio ambiente, além de oferecer ao projeto Cetáceos da Costa Branca um espaço melhor para realização de exposições, oficinas, mostras educativas e pesquisas.

A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) gostou da ideia e colocou a prefeitura à disposição, inclusive para doação de terreno para o projeto. Universidade e prefeitura vão amadurecer a ideia e desenhar possíveis caminhos.

Em setembro de 2013, por meio de um trabalho coordenado pelos profissioais do Cetáceos da Costa Branca, 24 baleias encalhadas na Praia de Upanema foram resgatadas e devolvidas ao mar com vida.

O feito é inédito no mundo. Na segunda, a prefeitura inaugurou um memorial para lembrar o ocorrido.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.