Rosalba estuda autorizar uso da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19

Prefeita poderá seguir resolução do Conselho de Medicina

Foto: web

A prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) admitiu que estuda adotar a recomendação do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) para uso de medicamentos para tratamento contra covid-19. 

A proposta é facultar aos médicos da Atenção Básica a prescrição de medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, cloroquina, ivermectina e outros no tratamento da covid-19, exclusivamente na fase inicial da doença, resguardados os devidos casos e exceções da recomendação do Cremern 04/2020.

Caso a Prefeitura de Mossoró adote o protocolo, vai enviar um documento informando aos profissionais da rede na próxima semana.

 “Minha preocupação como prefeita e angústia como médica é salvar vidas.”, disse Rosalba, afirmando que a medida é “baseada em casos exitosos em hospitais e redes hospitalares, como Hapvida e Unimed, que tiveram pacientes que usaram esses medicamentos nos primeiros sintomas da covid-19”.

Reunião

Rosalba tratou sobre esse assunto numa reunião por videoconferência com a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, com os coordenadores médicos das UPAs (Jonatas Carvalho, Lídio Wanderson, Wedney Livanio e Márcio Luiz), além do diretor do SAMU, Dixon Fradik, e do médico delegado do Cremern em Mossoró, Manoel Nobre.

Nota do Blog: O uso da hidroxicloroquina para tratar pacientes com a covid-19 é polêmico em todo o mundo. Seu sucesso em pacientes com coronavírus carece de amplos estudos e seu uso para combater a pandemia já chegou a derrubar dois ministros da Saúde. Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu os testes com o medicamento, após, segundo a OMS, estudos apontarem que ela não é eficaz para o tratamento contra a covid-19. 

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.