Semana deve ser de chuvas no RN - Foto: reprodução

RN registra chuvas com trovoadas e de granizo na últimas 24h

Noite de chuvas com trovoadas no litoral sul e granizo no interior marcaram as últimas 24h no Rio Grande do Norte.

A atuação do fenômeno Vórtice Ciclônico de Altos Níveis(VCAN) no Nordeste favoreceu a formação de nuvem do tipo Cumulus Nimbus, que foi a responsável pela ocorrência de chuvas de granizo registradas na região do Vale do Açu, no município de Jucurutu e Médio Oeste Potiguar, em Almino Afonso. A atuação do VCAN associada ao aquecimento das águas do oceano Atlântico, com temperaturas acima de 28°C foi a responsável pelas chuvas com trovoadas registradas no litoral.

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bristot explica que “as nuvens no formato Cumulus Nimbus apresentaram forte desenvolvimento vertical atingindo a 12km de altura. Nesta altura, as gotículas no interior dessas nuvens são forçadas a ultrapassar o nível de congelamento e com isso se transformam em gelo e em seguida precipitam.

O Sistema de Monitoramento aponta a previsão para o restante da semana de probabilidade alta de chuvas em todas as regiões do RN devido a atuação do VCAN. “As análises do sistema apontam a permanência do VCAN sob o estado, condição que favorece a ocorrência de chuvas”, disse Bristot.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.