Fátima durante lançamento de campanha - Foto: Rodrigo Vital

RN lança movimento para ampliar adesão às vacinas

Para retomar a cultura de vacinação em todo o território potiguar e elevar os níveis de cobertura vacinal de todos os grupos contemplados no calendário básico, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta segunda-feira (22) o Movimento Vacina + Potiguar.

O movimento vai unir diversas esferas da sociedade do Rio Grande do Norte em ações perenes de vacinação, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

“Vivemos um período de negacionismo com relação à vacina, incentivado por autoridades. E por isso perdemos muitas pessoas queridas. E lembro que aqui, neste mesmo lugar, foi aplicada a primeira vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Agora temos que valorizar um Brasil que tem vacina para todos. Cabe a nós abraçar a causa e levar essa campanha para todos os lugares da nossa terra”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Cobertura vacinal

O Ministério da Saúde esteve presente na solenidade de lançamento do projeto, realizada na Escola de Governo, para apoiar a iniciativa do Governo do Estado e da Sesap. “Vivemos uma guerra de narrativas. Até meados de 2016, tínhamos coberturas acima de 90%. E estão nesse momento até abaixo de 65%. Mas agora temos outra relação federativa, de parceria com os governos estaduais e prefeituras. E com um movimento nacional de vacinação que tem tudo a ver como Vacina + Potiguar”, destacou Swedenberger Barbosa, secretário Executivo e ministro em exercício do Ministério da Saúde.

A exemplo do que ocorre em todo o Brasil, desde 2017 o Rio Grande do Norte vem registrando queda nas coberturas vacinais em todas as faixas etárias. Isso eleva o risco de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas no País, como vem ocorrendo com o sarampo, reintroduzido no Brasil em 2018, assim como a coqueluche, difteria e tétano que vem aumentando o número de casos nos últimos anos.

Etapas

O programa funcionará por etapas, inicialmente abrindo adesão para os parceiros, seguindo-se de planejamento conjunto das ações. “Queremos fazer uma avaliação de cada ação no fim do ano, em conjunto com instituição de ensino parceiras, e dar seguimento ao longo de 2024 também”, explicou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Além das parcerias, estão entre as estratégias do Movimento Vacina + Potiguar a capacitação de profissionais das salas de vacinas e agentes comunitários de saúde, além de realização de evento científico para incentivar a construção de projetos que promovam a integração do cotidiano dos profissionais com o conhecimento técnico.

Participaram também do lançamento o prefeito de São Rafael Reno Marinho, representando os municípios potiguares; a vereadora de Natal Júlia Arruda; a promotora de justiça do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Saúde Rosane Moreno; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN Canindé Santos; o presidente do Conselho Regional de Medicina do RN Marcos Jácome; o coordenador do Lais/UFRN Ricardo Valentim e a assessora técnica da secretaria de atenção primária do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cardoso.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp Image 2024-03-18 at 6.26.43 PM
728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.