politica 728x90
Associação é criada em assembleia no gabinete do ministro - Foto: MEC

Reitores escolhidos por Bolsonaro criam associação

Pelo menos seis reitores de universidades federais oficializaram a criação da Associação de Reitores das Universidades do Brasil (Afebras).

A assembleia de formação da nova entidade ocorreu no gabinete do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília, na manhã desta quinta-feira.

Na ocasião, os reitores presentes indicaram o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque, para presidir a Assembleia Geral e, a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, para secretariar os trabalhos.

Até o momento, integram a Afebras as seguintes universidades: Ufersa, UFC, Univasf, Unifei, UFVJM e UFRA.

A estratégia é fazer frente à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), grupo onde a maior parte dos reitores não tem afinidade com as ideologias do presidente Jair Bolsonaro.

Em comum

Todos os integrantes da nova associação têm algo em comum: foram alvo de protestos da classe universitária por terem sido nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sem a maioria dos votos.

No caso da Ufersa, a reitora Ludimilla de Oliveira tirou em terceiro lugar na consulta à Lista Tríplice da instituição e foi escolhida por afinidade com o bolsonarismo.

Ludimilla, em outubro passado, oficializou a saída do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, que era integrado pela Uern, Ufersa, IFRN, e UFRN.

Foi a primeira vez que um reitor se retirou do grupo, desde a sua criação, em junho de 2016.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

 

Banner_Sicoob_Saulo_728x90
728x90 (3)
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Banner_Sicoob_Saulo_400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]