politica 728x90
Cicília Maia discursa durante Assembleia Universitária - Foto: reprodução

Reitora destaca conquistas durante Assembleia que marcou 54 anos da Uern

A celebração dos 54 anos de existência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizada nesta quarta-feira no Teatro Lauro Monte Filho, foi marcada pela comemoração de conquistas relevantes alcançadas pela instituição nos últimos anos, as quais envolveram desde a melhoria do ensino até ações ligadas à permanência estudantil e à autonomia da instituição.

Durante seu discurso, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, comemorou os avanços registrados e o papel crescente que a instituição tem desempenhado em sua missão de oferecer um ensino de qualidade e transformar vidas.

Entre os pontos destacados pela reitora, esteve o fim da lista tríplice nas futuras eleições para para a Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade, sancionada na última assembleia universitária, em setembro de 2021, pela governadora Fátima Bezerra (PT).

Outra conquista ressaltada pela professora Cicília Maia foi a autonomia financeira, sancionada em dezembro de 2021.

“Com a autonomia, tivemos a possibilidade de defender, pautar e aprovar os planos de cargos dos servidores docentes e técnicos, uma conquista imensurável, pois estamos falando de segurança jurídica dos nossos direitos e construção e progressão de carreira na Uern. Também devido à autonomia financeira, passamos a ter a garantia de execução do orçamento previsto em lei, o que nos permite planejar todas as nossas demandas e começar de forma coletiva a decidir nossas prioridades de investimentos”, destacou.

A reitora também ressaltou as medidas recentes relacionadas aos direitos e ao protagonismo das mulheres na instituição. “Pautamos a equidade de gênero na gestão, com metade da nossa equipe composta por mulheres. Uma prerrogativa que regulamentamos por meio de resolução própria, transformando-a em política institucional, independente de quem esteja à frente da Reitoria”, ilustrou.

Cicília Maia ressaltou ainda a instituição da Política de Prevenção e Enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Uern e a criação do auxílio-creche, voltadas a discentes que necessitam administrar seu tempo entre a universidade, trabalho e cuidado com os filhos.

Concurso Público

“Estamos finalizando o quadro de vagas para a elaboração do edital do Concurso Público de servidores técnicos e docentes, e queremos, ainda neste ano, lançar o edital. Sabemos que o concurso não conseguirá sanar todas as nossas necessidades de pessoal. Por isso já se apresenta para nós um novo desafio, sobre o qual já estamos trabalhando: a atualização da lei que trata do quadro de servidores, adequando-a à nova realidade da instituição. Somente assim, poderemos pensar na expansão de novos cursos e novos campi”, disse ainda a reitora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Banner_Sicoob_Saulo_728x90
728x90 (3)
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Banner_Sicoob_Saulo_400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]