O reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, participou na manhã desta segunda-feira (10), da reunião da Bancada Federal do Estado do Rio Grande do Norte, realizada com objetivo de definir as Emendas ao orçamento de 2026.
Está em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei n° 015/2025, que define a Lei Orçamentária Anual – LOA 2026.
Pela Ufersa, o reitor destacou a prioridade para o complexo de saúde, incluindo investimentos em infraestrutura que viabilize a chegada dos novos cursos de Psicologia, já aprovado pelo MEC, e ainda os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, bem como a concretização de um Hospital Universitário.
O reitor explicou em sua fala que a proposta perpassa por cinco eixos de forte potencial para a Região Oeste. “Essa reunião é uma oportunidade para colocarmos à mesa, democraticamente, todas as nossas necessidades. O complexo de saúde da Ufersa é uma necessidade que atende eixos como educação, saúde pública, economia, ciência, pesquisa e inovação e ainda fortalece a integração institucional entre as universidades, Governo do Estado e prefeituras”, defende Codes.
Embora o encontro discuta, prioritariamente, sugestões à emenda coletiva, o reitor da Ufersa aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido já encaminhado individualmente aos parlamentares por mais investimentos para capital e custeio na Ufersa. Na lista, estão contempladas demandas à assistência estudantil, infraestrutura nos quatro campi, projetos de inovação e segurança pública.
Para iniciar a reunião, o coordenador da bancada federal do RN, deputado Robinson Faria (PP), ressaltou a necessidade de ouvir os órgãos para definição das emendas. “Essa é uma oportunidade para ouvirmos as demandas da sociedade, aqui representada pelas entidades do nosso Estado, de modo que possamos atender as necessidades do nosso povo a partir de uma escuta democrática”.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com


