Pressão alta é sinal de alerta - Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Pressão alta é fator de risco para infarto e AVC, médica alerta

No próximo dia 26, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma das doenças crônicas mais frequentes nos brasileiros e conhecida popularmente como “pressão alta”.

Segundo o Ministério da Saúde, existe a estimativa de que 30 milhões de brasileiros possuem a patologia. A doença é silenciosa e atinge homens e mulheres em todo o mundo, além de ser perigosa por diversos aspectos, dentre eles, devido ao prejuízo que o coração sofre pelo esforço que o órgão faz para distribuir o sangue corretamente pelo corpo.

Além disso, a hipertensão é um fator de risco para diversas doenças vasculares e está relacionada com casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A doença é uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com a cardiologista do Hospital Promater, Aline Hofmann Baião, é necessário um olhar atento para a patologia.

“É importante ter mais atenção ao tratamento da doença, afinal, a hipertensão é uma comorbidade que acrescenta risco para o desenvolvimento de outras doenças, como AVC e infarto”, enfatiza a médica.

A doença pode ser controlada por meio de mudança de alimentação e estilo de vida, além de tratamento medicamentoso. É recomendável que pessoas que detectem a patologia façam o acompanhamento com cardiologista, possibilitando o controle da hipertensão.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.