Em reunião com a bancada federal do RN nesta segunda-feira (23), prefeitos de pelo menos 135 municípios do estado pediram o empenho dos parlamentares federais para buscar socorro financeiro junto ao presidente Michel Temer, durante encontro ocorrido na sede da Fiern, em Natal.
Os prefeitos querem um aporte de R$ 4 bilhões para os municípios do RN. Só assim, conseguirão fechar as contas em 2017. Mostraram dados preocupantes, onde a maior parte das Prefeituras sequer tem dinheiro para concluir a folha de pagamento dos servidores dentro do mês.
“A situação é desesperadora ao ponto do prefeito não ter condições, dentro de alguns meses, de conseguir sair na rua. A arrecadação caiu e o FPM foi reduzido drasticamente. Não adianta ficar discutindo um problema que não é de hoje, nem exclusividade do RN. Vamos apresentar a carta ao presidente Temer, que eu tenho certeza que estará sensível ao problema. Viabilizar ainda uma comissão de prefeitos e uma audiência pública com a participação de outros estados para somar as ideias”, alertou o senador Garilbadi Filho.
“A partir daqui, entregaremos um documento que será levado pela bancada para o Presidente da República, solicitando o AFM [Aporte Financeiro aos Municípios], que é importante se dizer: não vai resolver de uma vez por todas a situação dos municípios, mas, pelo menos, diminui essa distância que a gente tá vivendo das receitas de 2016”, afirmou o presidente da Femurn, Benes Leocádio.
contatosaulovale@gmail.com