Alan Silveira: prefeito de Apodi - Foto: reprodução

Prefeito veta projeto polêmico sobre abate de animais

O prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB) vetou integralmente o projeto de Lei, de autoria do vereador governista Charton Rêgo (MDB), que autorizava o abate de animais em situação de rua.

Antes previsto para ser realizado somente após audiência pública na terça-feira (26), o veto foi protocolado já na manhã desta quinta-feira, diante da repercussão negativa da proposta.

No documento, o prefeito argumenta “impedimentos constitucionais e legais”.

O veto ainda será analisado pela Câmara e pode ser derrubado ou acatado pelo Legislativo.

Polêmico

Esse Projeto de Lei acarretou uma forte oposição de grupos de defesa da causa animal, que pediam a sua derrubada integral.

Conforme a Agência Saiba Mais noticiou em primeira mão, o texto estabelecia as normas de apreensão de animais no perímetro urbano e determinava critérios para a liberação.

No caso de animais desconhecidos, por exemplo, a primeira vez que fossem localizados em vias públicas seriam conduzidos para fora da zona urbana. Se o mesmo animal voltasse a invadir a zona urbana, seria apreendido. Sendo um animal conhecido, o dono seria notificado.

Em situações envolvendo a apreensão, o período não poderia passar de oito dias, e o poder público seria responsável pela alimentação. Para liberação, o dono de um bicho ainda teria que pagar uma taxa diária.

Já os animais que não fossem requisitados pelos proprietários dentro do prazo de oito dias enfrentariam o abate.

“Sendo animais que culturalmente são usados para consumo humano, e estando estes em perfeitas condições de saúde, serão abatidos sob inspeção sanitária do município e sua carne destinada às creches e unidades escolares municipais”, dizia o projeto.

Quanto aos animais cuja carne não fossem utilizadas para consumo humano seriam doados a pessoas físicas ou jurídicas radicadas fora da zona urbana. Os animais doentes serão abatidos e enterrados.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.