'Porta regulada' quer reduzir superlotação do Tarcísio Maia

Diretora do HRTM promete reduzir superlotação com nova medida

Foto: BSV

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) iniciou um método para tentar reduzir a superlotação na segunda maior unidade hospitalar do RN. É o programa ‘porta regulada’.

Em entrevista ao Enfoque Político (Super TV) desta segunda-feira (2), a diretora geral, assistente social Herbênia Ferreira, afirmou que o objetivo é atender somente os pacientes com o perfil do HRTM: urgência e emergência, através de uma pactuação feita com unidades de saúde estaduais e municipais da região.

“O paciente precisa procurar a unidade de acordo com o perfil de atendimento. O HRTM é uma unidade de atenção terciária. Através de uma regulação feita no próprio hospital, nós vamos atender pacientes que tenham o real perfil de uma unidade de urgência e emergência. Atendimentos, por exemplo, eletivos e ambulatoriais, deverão ser encaminhados para as UPAs ou UBSs, através da nossa regulação. Isso vai melhorar a assistência, reduzir a superlotação e fazer com que cada unidade atenda de acordo com o seu perfil, como delimita o Ministério da Saúde”, explicou.

Pactuação com a região

Herbênia afirmou ainda que se reuniu com secretários municipais de Saúde da região e diretores de hospitais regionais para que haja essa disponibilidade nas unidades.

Segundo ela, de janeiro a julho deste ano, o HRTM atendeu quase 11 mil pessoas que deveriam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento, enquanto que o mesmo hospital atendeu cerca de 5 mil pessoas, nesse mesmo período, que têm o real perfil do Tarcísio Maia.

“Até o final deste ano, queremos reduzir mais a superlotação do Tarcísio Maia, com essa implantação gradual da ‘porta regulada’ e também temos como meta abrir 12 leitos de UTI”, afirmou.

Assista trecho da entrevista (caso não consiga visualizar o vídeo, clique AQUI):

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.