O sol brilhando com mais intensidade e a sensação de aumento da temperatura anunciam a chegada do verão no Rio Grande do Norte. Para atender o crescimento da demanda por energia elétrica no período mais quente do ano – que se estende de meados de outubro a março – a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 que beneficia diretamente 41 municípios. Com investimentos da ordem de R$ 92 milhões na construção de duas novas Subestações Elétricas em Natal e São Miguel do Gostoso, além da inauguração de seis Bases Operacionais em todas as regiões potiguares, o volume de recursos investidos no período, que se estende até o final do Carnaval 2026, cresceu 179% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
“Nosso Plano Verão 2025-2026 começa muito antes do início oficial do verão, das férias escolares e das festas de fim de ano. É um planejamento integrado com todos os setores da companhia e que envolve centenas de profissionais três meses antes da operacionalização em si. Mapeamos localidades do litoral ao sertão, passando pelas serras, e elaboramos um complexo cronograma de obras, manutenções preventivas, melhorias e modernização da rede elétrica em todas as regiões potiguares. Até o final do ano, iremos colocar em operação duas novas Subestações Elétricas em Natal e São Miguel do Gostoso que, com certeza, irão reforçar o fornecimento de energia elétrica de qualidade para potiguares e turistas. Todos os investimentos no Plano Verão 2025-2026 estão contemplados nos R$ 2,1 bilhões em obras e serviços que executaremos no estado até 2027”, destacou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
O Plano Verão 2025-2026 foi apresentado nesta terça-feira (21) à Imprensa na cidade de Mossoró. Fabiana Lopes detalhou como o sistema elétrico potiguar foi preparado para o crescimento do consumo de energia com a manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 79 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

