politica 728x90
Município apresenta aumento de doenças relacionadas ao mosquito - Foto: Wilson Moreno

Mossoró sai de médio para alto risco de infestação do Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou o resultado da 2ª etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa). Essa nova amostra, que é realizada a cada três meses, ocorreu entre os dias 2 e 6 deste mês.

De acordo com a direção do CCZ, o índice neste segundo momento foi maior do que o registrado no primeiro levantamento, realizado entre o final de janeiro e início de fevereiro deste ano. O índice anterior ficou em 3,7 e o atual subiu para 4,1.

Diretor do órgão, Sandro Elias informou que este LIRAa coloca Mossoró numa situação de alto risco, mas ainda em estabilidade. “O último levantamento mostra que saímos do médio risco para o alto risco. O LIRAa mais recente estima que a cada 100 imóveis no nosso município, quatro deles tem foco positivo da dengue”, disse.

Alto risco

“Quando o índice de infestação predial está acima de 4, como é o caso agora, estamos em alto risco. Quando esse índice fica entre 1,0 e 3,9 consideramos que estamos em médio risco; e quando ele está abaixo de 1,0, é de baixo risco”, explicou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses.

Ainda de acordo com o levantamento, os bairros que atingiram índice acima de 5,0 foram Boa Vista, Dom Jaime Câmara, Santo Antônio, Bom Jardim, Planalto 13 de Maio, Santa Delmira e Aeroporto. Já os que apresentaram LIRAa abaixo de 2,0 foram Santa Júlia, Redenção, Monsenhor Alfredo Simonetti, Doze Anos, Centro, Nova Betânia, Bom Jesus e Itapetinga.

Banner_Sicoob_Saulo_728x90
728x90 (3)
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Banner_Sicoob_Saulo_400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]