Mossoró registra falta de 2ª dose, faz pedido à Sesap, que se pronuncia

O município de Mossoró registra neste domingo (25) falta de segunda dose da vacina Coronavac.

Ontem (24), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.400 doses de Coronavac, que foram destinadas exclusivamente para segunda aplicação.

As doses acabaram no domingo mesmo, com forte movimentação nas Unidades Básicas de Saúde.

Em nota, a Prefeitura informou que enviou ofício à governadora Fátima Bezerra (PT) solicitando o envio de novas doses da Coronavac para segunda aplicação, que viriam da chamada ‘reserva técnica’.

Hoje, segundo o RN Mais Vacina, o Estado possui 11.501 doses da Coronavac para reserva técnica. Ou seja, para eventual reposição de perdas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se posicionou em nota sobre o pedido da Prefeitura, mas não disse se vai ou não liberar mais vacinas da reserva técnica para Mossoró:

A Sesap esclarece que as doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas destinadas ao município de Mossoró foram entregues neste sábado (24) logo após a chegada na Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP). A equipe da URSAP realizou um trabalho ágil para que a população pudesse ser contemplada imediatamente com as doses. 

É importante destacar que as vacinas são conferidas ainda nas caixas na presença dos policiais e em seguida são contadas e separadas com as seringas, para então serem distribuídas aos 26 municípios da segunda e oitava regiões. Normalmente esse trabalho leva aproximadamente 3h. Como o município de Mossoró não dispõe de rede de frio para armazenamento das vacinas, a URSAP entrega as quantidades para cada uma das Unidades Básicas de Saúde, processo de logística que leva ainda mais tempo para organização e distribuição.

Diante da necessidade do município de Mossoró, o Governo do Rio Grande do Norte fez toda a entrega das doses com celeridade. Foram entregues 3.070 doses da Astrazeneca/Oxford, e 1.400 da CoronaVac/Butantan, sendo 840 doses da reserva técnica partilhada entre todos os municípios.

Em tempo: O assunto da liberação de reservas técnicas para Mossoró deve ser tema de uma nova reunião entre Ministério Público do RN e Sesap nesta semana. O governo chegou a liberar 10 mil doses dessa cota para os municípios nesta sexta, restando ainda 11.501. A liberação só foi possível depois de um acordo firmado entre MP e Sesap, após pressão da Prefeitura de Natal, que também registrou, e já volta a registrar, falta de segunda dose da Coronavac.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.