Mossoró recebe 1.470 doses da Coronavac

Acamados têm prioridade nessa etapa

Foto: Wilson Moreno

Mossoró recebeu nesta segunda-feira (08), um novo lote de 1.470 doses do imunizante da Sinovac/Butantan para o início da vacinação na próxima semana, dos idosos a partir de 90 anos de idade.

Nesta semana, a prioridade é vacinar os idosos acamados para os quais, o município já possui à disposição 581 doses remanescentes do lote anterior.

As equipes dos agentes de saúde continuam o trabalho em suas áreas de cobertura para a identificação e agendamento dos idosos com idade a partir de 90 anos para que os mesmos possam receber o imunizante na próxima semana.

À medida que, este segmento do público idoso for atendido, será a vez da vacinação contemplar os idosos situados em outras faixas etárias obedecendo a um escalonamento decrescente, do mais ao menos idoso.

“Quando terminarmos de vacinar os idosos de 90 anos, a imunização continuará para aqueles de 85 a 89 anos, depois de 80 a 84 anos e, por fim, de 75 a 79 anos”, disse a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas, reportando o fato de que Mossoró vai seguir o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e previsto pela nota informativa nº 11/2021. “Em relação aos prazos e escalonamentos por faixa etária, só estamos diferentes daquilo que está na nota informativa da SESAP na questão dos acamados, porque nós optamos por iniciar a vacinação dos idosos acamados já a partir de hoje, não esperando chegar o período de 10 a 12 de fevereiro”, completou Morgana.

Outro ponto importante é que nenhum idoso acamado ou aquele que tiver a vacinação agendada, deve ir à Unidade Básica de Saúde, pois a aplicação da vacina se dará em domicílio.

Segunda dose 

Ainda na atual remessa destinada à capital do oeste, 4.331 doses são destinadas para atender os profissionais de saúde e os idosos institucionalizados que já receberam a primeira dose no mês de janeiro. A segunda dose precisa ser ministrada para garantir a eficácia da imunização.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.