Secretária recebeu proposta de empresa farmacêutica - Foto: arquivo

Mossoró poderá ser o primeiro município do país a iniciar vacinação contra dengue

Durante participação no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, visitou vários stands de prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) e trouxe projetos para implementar no município.

Das visitas aos prestadores, três projetos impactaram a titular da saúde. Segundo Morgana, a Takeda propôs que Mossoró fosse a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação contra a dengue. A secretária explicou que uma delegação da empresa estará na cidade nos próximos dias.

“Tivemos contato com a empresa Takeda. Ela nos propôs que Mossoró fosse a primeira cidade no país a iniciar a vacinação contra a dengue. Eles nos informaram que estão aguardando autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para autorização do imunizante. Nos próximos dias uma equipe da empresa estará em Mossoró para fazer um estudo da cidade de como se porta o cidadão com relação a vacina da dengue, entre outros pontos”, disse Morgana, que acrescentou ainda que a vacina deve ser liberada pela Anvisa em janeiro e que em março iniciar propriamente a vacinação.

Morgana Dantas também destacou outros dois projetos que poderão ser implementados no município. Um deles é da empresa Behringer. “A empresa trará para Mossoró um projeto. É uma cápsula onde colocar o paciente dentro para fazer a espirometria, onde realizamos os testes para doenças crônicas pulmonares, aqueles que tem DPOC, que um caso deles é a asma”, iniciou.

“Ele passa pelo pneumologista e também já sai com a indicação do medicamento que é fornecido pelo Ministério da Saúde. Esse projeto é sem custo para o Município. Estamos aguardando também para os próximos dias que a equipe da empresa venha a Mossoró para fazer os testes em nossos pacientes”, completou.

O terceiro projeto, que também não terá custos para o Município, é da Pfizer. “A Pfizer virá a Mossoró para trazer um projeto. Ela vai nos apresentar para que possamos implementar na cidade sem custo para o Município”, encerrou a titular da secretária de Saúde.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Rate Limited Exceeded. Please go to the Feed Them Social Plugin then the Twitter Options page for Feed Them Social and follow the instructions under the header Twitter API Token.No Tweets available. Login as Admin to see more details.