politica 728x90
Imunizante está disponível nas UBSs - Foto: Wilson Moreno

Mossoró inicia vacinação bivalente no público com comorbidades

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Mossoró abriu vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 12 anos de idade. Nessa campanha de atualização vacinal, pode se imunizar quem já tomou ao menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, sendo a última delas aplicada há quatro meses.

A vacina bivalente funciona como dose de reforço e faz parte da segunda geração de imunizantes contra a Covid-19. A vacina protege contra a variante original do vírus e contra cepas que surgiram posteriormente como, por exemplo, a Ômicron e suas subvariantes.

Vale destacar que a vacina bivalente também segue disponível para os seguintes grupos: população a partir de 60 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A aplicação da dose bivalente acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ademais, as unidades realizam a aplicação das vacinas monovalentes contra Covid-19 nas pessoas que ainda estão com alguma dose em atraso para atualização do esquema vacinal.

Grupo de comorbidades:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Doenças neurológicas crônicas distrofias musculares

Doença renal crônica

Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down e outras síndromes genéticas

Doença hepática crônica

Siga-nos no Instagram.

contatosalovale@gmail.com

728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]