Mossoró e Apodi devem receber vacinas da Pfizer

Coordenadora de colegiado da Saúde: Márcia Cristina

Foto: cedida


Os municípios de Mossoró e Apodi devem receber até o início da próxima semana as vacinas da Pfizer, pela primeira vez.

A informação é da coordenadora da Comissão de Intergestores Regional (CIR) e secretária municipal de Saúde de Tibau, Márcia Cristina.

Em contato com o Blog Saulo Vale, ela afirmou que ontem (18) houve uma reunião com secretários da região. A CIR reúne 14 gestores de Saúde municipais. Também houve a participação dos gestores da região do Assú, composta por mais 12 municípios.

Segundo ela, houve acordo para que as vacinas do imunizante Pfizer sejam armazenadas na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), responsável pela distribuição da doses aos municípios.

“Os municípios de Mossoró e Apodi serão piloto para o recebimento dessa vacina. Todos passaram por capacitação para o manejo do imunizante. Posteriormente, os demais municípios devem ser contemplados”, explica.

Márcia diz ainda que o motivo de ficar primeiro nesses dois municípios se dá pela questão de armazenamento e transporte do imunizante.

Armazenamento

“O que ficou acordado é que o transporte dessa vacina será por via aérea ou através de parceria com alguma empresa de sorvete, que já demosntrou interesse. Na questão do armazenamento, não será necessário ultrafreezers, uma vez que as vacinas serão aplicadas num intervalo de no máximo quatro dias, após o armazenamento nas Unidades Básicas de Saúde”, explica.

Ela acrescenta que as doses serão exclusivamente para as gestantes com comorbidades, a partir de 18 anos de idade, uma vez que esse público teve a vacinação contra Covid-19 interrompida com a AstraZeneca, após orientação da Anvisa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.