politica 728x90
Eliezer dá orientações sobre tratamento contra herpes - Foto: reprodução

Herpes pode afetar olhos e evoluir para lesões de córnea

Pouca gente sabe, mas o herpes também pode acometer os olhos, chegando a evoluir até mesmo para lesões na córnea. A chamada herpes ocular pode ser causada por dois tipos de vírus: a comum ou a zoster, cada um sendo resultante de um tipo de acometimento nos olhos e também na pele.

O herpes simples é mais comum, geralmente afeta apenas um dos olhos, sobretudo a córnea e raramente atinge a retina. Em alguns casos, ocorre inflamação ocular após a infecção.

O Herpes Zoster é causado pelo vírus Varicela Zoster, que provoca tanto a catapora quanto o herpes zoster. Esse tipo de vírus costuma afetar pacientes mais velhos e atinge regiões específicas da pele, como a face e um dos olhos.

“No início dos sintomas o paciente pode perceber uma sensação de formigamento na testa que evolui para dor na metade da face, além de edema palpebral, edema corneano e fotofobia. As lesões podem evoluir e invadir a córnea levando a um quadro de ceratite herpética. Trata-se de uma condição que exige tratamento para prevenir danos na visão”, explicou o médico oftalmologista, Dr. Eliezer Júnior.

Tratamento

O tratamento é geralmente realizado com antivirais orais e em alguns casos pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios e colírios. Para o Herpes zoster já existe vacina e pacientes acima dos 60 anos devem conversar com seu médico.

“A prevenção passa pela higiene das mãos, evitar contato com pessoas infectadas, jamais compartilhar objetos de uso pessoal, como itens de maquiagem, por exemplo, e também manter um estilo de vida saudável”, frisou, Dr. Eliezer.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail

Banner_Sicoob_Saulo_728x90
728x90 (3)
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Banner_Sicoob_Saulo_400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]