Encontro discute porto em Caiçara do Norte - Foto: Sandro Menezes

Governadora recebe projeto de empresa portuária

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve reunida nesta segunda-feira (10) com representantes da empresa Intermarítima, responsável pela gestão do porto-ilha de Areia Branca e que desenvolveu um projeto que serve como solução complementar ao Porto-Indústria Verde de Caiçara do Rio dos Ventos.

O projeto aproveita o grande potencial que o Rio Grande do Norte tem para a geração de energia eólica offshore (no mar). Trata-se da implantação de equipamentos para auxiliar a estrutura de implantação e manutenção das empresas geradoras de energia. Isto inclui parte de peças, equipes de instalação, equipamentos de manutenção, tudo a partir de mais uma instalação portuária.

Após a explanação do novo projeto da Intermarítima, a governadora elogiou a iniciativa da empresa portuária e ressaltou o papel de destaque da região nordestina quando o assunto são as energias renováveis.

“Importante destacar que o sol e o mar que antes eram vistos somente como atrativos turísticos, se tornam a principal base para a transição energética”, ressaltou Fátima Bezerra.

A governadora lembrou que o Rio Grande do Norte tem feito estudos para a implantação do porto-verde de hidrogênio e que, inclusive, a área escolhida para a implantação é fruto deste detalhamento. “Nós sabemos também que exatamente esse cuidado tem despertado o interesse das empresas”, disse Fátima.

A reunião foi realizada sob o clima de sinergia entre os projetos da Intermarítima e os planos do governo do Estado para a implantação do porto de Caiçara do Norte. “Estamos sendo muito bem acolhidos pela equipe do Governo do Rio Grande do Norte. Já temos investimentos aqui para cada vez mais somar com o estado”, disse o presidente do Conselho de Administração da Intermarítima, Roberto Zitelmann.

O presidente da Federação das Indústrias, Amaro Sales, acompanhou os gestores da Intermarítima (cuja sede fica em Salvador, Bahia) na reunião, e exaltou o clima de parceria e bom relacionamento com o governo do Estado, no esforço conjunto de trazer investimentos para a região.  “Estamos aqui acompanhando os empresários que fazem a administração do porto-ilha e estamos fazendo a defesa da indústria para que tenhamos um porto verde forte e assim tenhamos um estado forte”, disse Sales.

Participaram também da reunião Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil; Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; Silvio Torquato, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico; Virgínia Ferreira, secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão; Hugo Fonseca, coordenador de Planejamento Energético da Sedec; Emília Casanova, subcoordenadora de Planejamento Energético da Sedec; Roberto Serquiz, presidente eleito da Fiern; Roberto Zitelmann Junior; diretor-presidente da Intermarítima e Ricardo Zittelmann, diretor de Logística e Novos Negócios da empresa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.