Senadora comemora aprovação de propostas - Foto: reprodução

Em sessão presidida por Zenaide, Senado aprova projetos da pauta feminina

A senadora Zenaide Maia (PROS – RN) presidiu parte da sessão do Senado desta quarta (10), na qual foram aprovados quatro projetos da pauta feminina: o PL 3.855/20, que inclui no calendário oficial nacional o “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência contra a mulher; o PL 1.941/22, que desburocratiza o acesso à contraceptivos e esterilização no SUS; o PL 4.171/21, que cria o Programa de Navegação para agilizar diagnósticos e tratamentos contra o câncer de mama no âmbito do SUS; e o PL 1.679/22, que declara a engenheira Carmen Velasco Portinho “Patrona do Urbanismo no Brasil”.

“São quatro projetos que tratam sobre temas importantes não só para as mulheres, mas para o Brasil, na medida em que focam no combate à violência doméstica, na efetivação de direitos reprodutivos, na maior efetividade do combate ao câncer de mama e, no caso da engenheira e sufragista Carmen Portinho, no merecido reconhecimento à primeira mulher urbanista do Brasil. É importante ver a pauta feminina avançar também neste mês de agosto, em que se comemoram os 16 anos da Lei Maria da Penha, tão importante para a proteção às brasileiras”, avaliou Zenaide, após a sessão.

Ainda como parte das ações em alusão ao “Agosto Lilás”, o Senado deve instituir um grupo de trabalho para elaborar, em 30 dias, um projeto de lei de reforma da parte do Código Penal que trata sobre os crimes contra a dignidade sexual.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Rate Limited Exceeded. Please go to the Feed Them Social Plugin then the Twitter Options page for Feed Them Social and follow the instructions under the header Twitter API Token.No Tweets available. Login as Admin to see more details.