Consuni se reúne para discutir saída à MP de Bolsonaro

Reitor convoca reunião extraordinária

Foto: arquivo

O reitor da Universidade Federal Rural do Semiário (Ufersa), Arimatea Matos, convocou o Conselho Universitário (Consuni) para uma reunião remota extraordinária, marcada para a próxima sexta-feira (12), às 8h30.

O Consuni é a instância máxima da universidade, cujo presidente do colegiado é o reitor da instituição.

Na pauta do encontro, a decisão sobre as eleições para Reitoria da Ufersa, após a publicação da polêmica Medida Provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que proíbe eleições para reitor em todo o país, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Saídas

Uma ala majoritária dos conselheiros defende que a universidade siga os trâmites normais de todo o processo eleitoral, independentemente da MP de Bolsonaro. Esse grupo lembra que as instituições de ensino superior possuem autonomia para realizar as eleições. Por lá, há quem acredite ainda que é questão de tempo para o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a MP.

Isso porque a Andifes – Associação Nacional de Dirigentes de Instituições e Ensino Superior – rechaçou a MP da Presidência da República e afirmou que pretende questionar a legalidade do ato.

“[A Andifes] com a urgência que o tema requer, está tomando as providências cabíveis, mantendo contato com parlamentares, juristas e entidades, para coordenar as ações pertinentes à contestação dessa MP, que atenta de forma absurda contra a democracia em nosso país e a autonomia constitucional de nossas universidades”, diz a nota.

Leia mais: Bolsonaro suspende eleições para reitor e Ufersa é afetada

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.