Reitor convoca reunião extraordinária
Foto: arquivo
O reitor da Universidade Federal Rural do Semiário (Ufersa), Arimatea Matos, convocou o Conselho Universitário (Consuni) para uma reunião remota extraordinária, marcada para a próxima sexta-feira (12), às 8h30.
O Consuni é a instância máxima da universidade, cujo presidente do colegiado é o reitor da instituição.
Na pauta do encontro, a decisão sobre as eleições para Reitoria da Ufersa, após a publicação da polêmica Medida Provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que proíbe eleições para reitor em todo o país, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Saídas
Uma ala majoritária dos conselheiros defende que a universidade siga os trâmites normais de todo o processo eleitoral, independentemente da MP de Bolsonaro. Esse grupo lembra que as instituições de ensino superior possuem autonomia para realizar as eleições. Por lá, há quem acredite ainda que é questão de tempo para o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a MP.
Isso porque a Andifes – Associação Nacional de Dirigentes de Instituições e Ensino Superior – rechaçou a MP da Presidência da República e afirmou que pretende questionar a legalidade do ato.
“[A Andifes] com a urgência que o tema requer, está tomando as providências cabíveis, mantendo contato com parlamentares, juristas e entidades, para coordenar as ações pertinentes à contestação dessa MP, que atenta de forma absurda contra a democracia em nosso país e a autonomia constitucional de nossas universidades”, diz a nota.
Leia mais: Bolsonaro suspende eleições para reitor e Ufersa é afetada
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com