Em 2023, o Dia dos Pais deve injetar R$ 99 milhões na economia de Natal e movimentar R$ 15,5 milhões em Mossoró.
De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), Natal deve superar o volume de vendas do ano passado, mas menos pessoas pretendem comprar em Mossoró. As informações fazem parte da nova edição da “Pesquisa de Intenções de Compras para o Dia dos Pais”, realizada anualmente pelo Instituto.
Na capital potiguar, a equipe do IFC entrevistou 615 consumidores, entre os dias 6 e 20 de julho. No mesmo período, no município de Mossoró, um total de 520 consumidores participaram do levantamento. O nível de confiança de ambas as pesquisas é de 95%, com margem de erro de quatro pontos percentuais.
Menos pessoas pretendem comprar em Mossoró
Em Mossoró, por outro lado, a pesquisa mostrou que menos pessoas pretendem celebrar a data comprando presentes. No ano passado, 46,3% dos entrevistados pelo Instituto Fecomércio RN afirmaram que iriam às compras; mas, em 2023, esse percentual diminuiu para 43,4%. O gasto médio dos mossoroenses também deve cair, de R$ 136,91 para R$ 126,54 (-7,6%).
Assim como em Natal, os produtos mais procurados devem ser os de Vestuário (40,3%) e Perfumaria/cosméticos (26,1%); mas, diferente da capital potiguar, a maior parte das vendas devem girar em torno do comércio de rua (49,1%). Para os mossoroenses que irão às compras, a escolha do local depende mais do nível de preço (36,7%) e da variedade de produtos (27%).
Apesar da intenção de compra ter recuado, cerca de 81,5 mil pessoas devem ir às compras no segundo município mais populoso do Rio Grande do Norte.
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