Mossoró registra boas chuvas - Foto: Wilson Moreno

Chuvas registradas no 1º trimestre superam volume esperado para 2024

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) apontou que o volume acumulado nos três primeiros meses de 2024 ultrapassou a média histórica dos últimos 30 anos do esperado para o período chuvoso em Mossoró. O número foi alcançado na chuva registrada no último domingo (31).

Entre janeiro e março deste ano, Mossoró registrou acumulado de 675,7 milímetros. O volume esperado para os seis primeiros meses, segundo a média histórica dos últimos 30 anos, é de 656,1 mm. A conclusão é que está confirmado um período chuvoso acima da média esperada para 2024.

O volume acumulado no primeiro mês do ano foi de 41,7 milímetros. Já em fevereiro o total chegou a 307 mm. Em março passado, o volume acumulado registrado em Mossoró ficou em 327 milímetros, sendo o mês mais chuvoso até o momento.

Previsão

O professor Alciomar Lopes ressalta que fatores como zona de convergência atuando em banda dupla; distúrbio ondulatório de leste, chamado de ondas de leste; e a alta temperatura das águas do oceano Atlântico explicam as chuvas na região.

“Esses fatores devem continuar nos próximos 10 dias de abril, ocasionando chuvas com volumes acima do normal”, finalizou.

A leitura pluviométrica é realizada pela Secretaria de Agricultura de Mossoró em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.