Templo serviu de trincheira para defesa da cidade - Foto: Douglas Rafael

Capela Histórica de São Vicente completa 104 anos

Por Valéria Bulcão, assessora de imprensa da Diocese de Mossoró

A pedra fundamental para a construção da Capela de São Vicente de Paula foi lançada no dia 3 de outubro de 1915, com ato presidido pelo padre Elesbão Gurgel. Foi inaugurada em 20 de julho de 1919. e completa nesta quinta-feira 104 anos.

Um fato que merece destaque na construção da Capela de São Vicente é que ela serviu para amenizar o sofrimento de muitos retirantes que chegavam a Mossoró, fugindo da famigerada seca de quinze.

De acordo com o livro Tombo da Paróquia de Santa Luzia, Mossoró, que tinha uma população de dezesseis mil habitantes, acolheu cerca de doze mil retirantes. Estes retirantes foram empregados na fabricação de tijolo e cal para a construção do novo templo religioso.

A Capela de São Vicente ficou mais conhecida por ter servido de trincheira para defesa da cidade, no dia 13 de junho de 1927, por ocasião do ataque do bando de cangaceiros chefiados por Lampião.

O templo realiza missa todos os domingos, às 7h, presidida pelo Pe. Charles Lamartine, da Paróquia de Santa Luzia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.