Olímpio, de 23 anos, foi encontrado sem vida - Foto: web

Adeus, Dr. Olímpio

Por Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão da Uern

Na expectativa de conhecer alguns dos primeiros aprovados no Sisu/Enem para a UERN, após o sistema de cotas étnico-raciais adotado pela universidade, me deparei com a fotografia de um jovem comemorando, de Serra Talhada, Pernambuco, a aprovação para o curso de Medicina da UERN, em Mossoró. Começava ali uma jornada que coroava uma história de luta e dedicação ao conhecimento.

Sentia-me extremamente feliz de acompanhar a chegada à universidade dos primeiros alunos aprovados pela cota para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pelo argumento de inclusão regional.

Nos primeiro anos, conheci Olímpio já engajado com as causas estudantis, principalmente com uma delas: enegrecer a UERN e fortalecer a construção de políticas públicas que garantam acesso e permanência a jovens negros.

Em pouco tempo no curso, se mostraria brilhante, dedicado e extremamente humano, como destacava professores, estudantes e quem o conhecia.

Quando o encontrava via seu engajamento e envolvimento com a medicina crescer mais. Em julho de 2022, em solenidade na FACS, Olímpio estava na mesa de autoridades, representando os alunos do curso de Medicina e fazendo um discurso emocionante e inspirador. Na base dele, a luta por uma medicina mais humana e próxima das pessoas e o enegrecimento do curso e da universidade. De onde estava, Olímpio lutava por quem viria depois. Abria caminhos.

Ao chegar na fase do curso em que começava a estar em unidades hospitalares, os pacientes conheciam o futuro Dr. Olímpio, e se encantavam com seu cuidado, atenção e humanização durante aquele aprendizado diário. Foi assim sempre.

Neste domingo, o sempre acabou. Perdemos Olímpio. Diante da notícia, silêncio e choque. No 9° período do curso, bem perto da linha de chegada, Olímpio partiu.

Daqui, fica meu abraço a amigos e familiares, e também a lembrança da história de um jovem que fez a diferença pelo amor e dedicação ao próximo. O mundo perde a chance de conhecer um médico muito especial. A cada turma de novos médicos formados pela UERN, sua história e luta estará presente, amigo.

Siga em paz.
Olímpio Magalhães, Presente.

Hoje e sempre.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

PMM_Banner_IPTU2025_728x90px
Banner-1110x144
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]