Em meio a dezenas, centenas e milhares de notícias falsas que estão sendo pulverizadas por setores da imprensa e redes sociais, temos mais uma: não procede que a Justiça Eleitoral substituirá a eleição do atual deputado estadual Ivanilson Oliveira (PV), o que favoreceria o vice-governador Walter Alves (MDB), com ingresso na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) a partir de 2027.
Em questão, o registro de candidatura do “Professor Emerson” (Emerson Ricardo Araújo de Melo), que obteve 3.922 votos no MDB. Ficou sub judice e seus votos não foram computados à legenda.
Julgamento do RECURSO ORDINÁRIO ELEITORAL (11550) Nº 0600394-83.2026.6.20.0000 (PJe) ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dia 3 de outubro, não alterando quadro de eleitos e o total de votos obtidos pelo MDB.
A decisão saiu do ministro-relator Sebastião Reis Júnior. A inelegibilidade do Professor Emerson foi apontada numa Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) no RN. Ele obteve o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), mas o MPE recorreu ao TSE.
Votos
O MDB somou 142.981 votos nas eleições do dia 4 passado.
Foram 2.702 para legenda e 140.279 para os seus candidatos que tiveram registro de candidatura deferidos pelo judiciário eleitoral. Portanto, a reeleição de Ivanilson Oliveira está mantida e segue “imexível.” Contudo, a matéria cabe recurso da parte que se sente prejudica, Professor Emerson. Ivanilson Oliveira, natural de Baraúna e reeleito para segundo mandato, obteve vitória na Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), que fez sete deputados estaduais.
Ele ficou no último lugar da lista da federação, mas conseguiu êxito:
Francisco do PT – 62.660 votos (3,23%) – Reeleito
Kaline de Dr. Bernardo (PV) – 61.905 votos – (3,19%) – EleitaI
solda Dantas (PT) – 60.239 votos ( 3,10%) – Reeleita
Divaneide Basílio (PT) – 59.680 votos (3,07%) – Reeleita
Daniel Valença (PT) – 52.099 votos (2,68%) – Eleito
Eudiane Macedo (PV) – 48.489 votos (2,50%) – Reeleita
Ivanilson Oliveira (PV) – 47.831 votos (2,46%) – Reeleito
O MDB elegeu apenas um deputado. Foi “Bibiano” (Josivan Bibiano de Azevedo), ex-prefeito de Serra do Mel, com 49.038 votos. O primeiro suplente é justamente Walter Alves, com 44.217 votos.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

