Artista e jornalista, Luiza dirige documentário - Foto: divulgação

Luiza Gurgel lança documentário “Mossoró Por Todos os Lados”

Na próxima quarta-feira (28), a artista e jornalista Luiza Gurgel vai estrear o seu mais novo trabalho: o documentário “Mossoró Por Todos os Lados”. O lançamento vai acontecer no Cafezal, no Memorial da Resistência, em Mossoró, às 19h, gratuito e aberto a todos os públicos.

A ocasião integra a programação do mês de janeiro do Banco do Nordeste Cultural.

O documentário conta com uma linguagem jornalística, onde a própria Luiza passeia pela cidade, mostrando alguns pontos e equipamentos relevantes do território, contando histórias e conversando com figuras de destaque. Um dos diferenciais da obra é o ângulo das imagens priorizado pela diretora, trazendo uma Mossoró pela perspectiva área, a partir de registros majoritariamente feitos por drone.

“Eu sempre consumi programas de TV que mostravam cidades e países inteiros vistos de cima, a partir de uma visão aérea do local. E quando eu tive a chance de criar esse projeto, pensei: ‘por que não
mostrar uma Mossoró também nessa pegada?’ Foi aí que surgiu o Mossoró Por Todos os Lados”, explica a diretora.

Durante o documentário, o público vai passear por diversos espaços da cidade, como a Ponte Ferroviária, a Catedral de Santa Luzia, a Estação das Artes Elizeu Ventania, e muito mais, além de visitar alguns deles com companhia ilustres, como o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, ao lado da atriz Tony Silva; o Mercado Público, com o pesquisador Geraldo Maia; a Cobal, com a chef de cozinha e professora Karine Diniz; a Praça da Redenção (localizada em frente à Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte), com a presença dos historiadores Pedro Henrique e João Paulo de Souza, integrantes do Procurando Rafael, projeto de extensão da UERN; entre outros.

Além da exibição pública da obra, o evento de estreia contará, ainda, com uma roda de conversa prévia sobre “O Direito à Memória, História e a Construção da Identidade de uma Cidade”, com convidados especiais, e uma exposição fotográfica com alguns dos lugares apresentados no filme.

O “Mossoró Por Todos os Lados” foi realizado a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal e, ainda em 2025, foi exibido em escolas da Rede Pública de Ensino e outras entidades, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A diretora optou por lançar a obra para o público em geral só depois de passar por salas de aula e instituições ligadas à educação.

Por fim, segundo Luiza, a ideia é deixar o documentário público após a estreia, no canal do Youtube da artista. Para ela, a democratização do acesso à obra reafirma caracteres primordiais do filme: educativo, quanto à preservação da memória; histórico, tornando-se documento de um povo; e turístico, servindo como ponte para aqueles que estão longe, mas que se reconhecem mossoroenses.

“Meu objetivo, com o ‘Mossoró Por Todos os Lados’ não é necessariamente enaltecer as qualidades de um território, mas provocar reflexões e questionamentos a todos e todas sobre a cidade enquanto sujeito e elemento de transformação social de uma população”, finaliza a diretora Luiza Gurgel.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

0Gov-Saude_720x90px
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]