Imagem: Humberto Sales

Águas do Rio São Francisco são liberadas para o RN

O Rio Grande do Norte vive, nesta terça-feira (5), um marco histórico com a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado que começarão a abastecer o estado. A entrega, autorizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, simboliza a concretização de um sonho antigo e estratégico para a segurança hídrica do semiárido potiguar. A previsão é que entre os dias 18 e 22 de agosto, as águas finalmente cheguem à divisa com o RN.

Nesta terça, às 8h, a água captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), começou a ser liberada a partir da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com uma vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). Até esse ponto, foram percorridos 239 km de estruturas do PISF. A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de 6 de agosto com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao Rio Grande do Norte.

O percurso das águas

A operação integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e envolve um percurso técnico de aproximadamente 412 km até a divisa entre a Paraíba e o RN. As águas irão abastecer, em solo potiguar, a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, na bacia do rio Piranhas-Açu.

A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de quarta (6) com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao RN. Na sexta (8), o fluxo seguirá até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto de aproximadamente 25 km.

Durante os cerca de 132 dias de operação, o volume total previsto para entrega ao RN é de 46,3 milhões de metros cúbicos (hm³), com uma vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto será utilizado como fase de testes, permitindo ajustes conforme o comportamento do sistema hídrico.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Festa_do_Bode_728x90px
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

400x400
[feed_them_social cpt_id=37056]