Vacina é voltada para menores de 5 anos de idade - Foto: arquivo

Sem bater meta, Mossoró prorroga vacinação contra pólio

A Prefeitura de Mossoró prorrogou o período da campanha de vacinação contra a poliomielite. Pais e responsáveis terão até o dia 30 de junho para levar as crianças para se imunizarem.

A prorrogação se dá porque o Município não atingiu a meta de 95% de vacinação do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Pouco mais de 20% foi vacinado.

A campanha é voltada para crianças menores de cinco anos. A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Contudo, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Por isso, a importância da conscientização para a proteção das crianças. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.

É importante que no ato de vacinação seja apresentado a caderneta de vacinas e um documento (CPF ou Cartão SUS) da criança.

No município, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde e pontos extras.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]