Unidade fechada a cadeado
Foto: Reprodução
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Soares Filho, que fica no bairro Bom Jesus, não abriu para atendimento à população nesta segunda-feira (23).
Motivo? A Prefeitura não paga o aluguel do prédio há oito mês e a proprietária resolveu passar o cadeado.
A dona do prédio, Antonieta Gomes, fez queixas em rede social. “Mais uma vez tomamos essa atitude por falta de pagamento. Já são 8 meses de atraso. Queremos uma resposta da Secretaria de Saúde. Eles dizem que não podemos tomar essa atitude, mas a Secretaria pode atrasar oito meses? Sentimos muito, mas só efetuam pagamento quando chegamos a esse ponto”.
Em março de 2017, a unidade foi fechada pelo mesmo motivo.
A Prefeitura enviou nota para explicar o episódio.
A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer que questões orçamentárias e burocráticas ao serviço público comprometeram a continuidade do pagamento do prédio alugado da Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Soares Júnior, do bairro Bom Jesus. O orçamento do ano de 2017, aprovado no ano de 2016, não comportava todas as despesas da Saúde do Município.
O prédio, onde funciona a UBS do Bom Jesus, foi alugado para que a sede da UBS pudesse ser reformada e entregue à população com uma melhor estrutura física. É importante ressaltar ainda que a atual gestão encontrou diversos prédios alugados para a saúde em situação de inadimplência e precisou atualizar os pagamentos em 2017, mesmo com o orçamento aquém das necessidades. Os processos seguem fluxos determinados por resolução do Tribunal de Contas, devendo percorrer instâncias do Município para dar seguimento ao pagamento. A Secretaria de Saúde encaminhou à Controladoria do Município e aguarda a liberação, que deve ocorrer o mais rápido possível. |
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com