A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conseguiu a aprovação de duas propostas no Programa Redes para a Internacionalização Institucional, também conhecido como CAPES-Global.Edu. A iniciativa fomenta a criação de redes de cooperação entre instituições nacionais em diferentes estágios de internacionalização, com o objetivo de promover, por meio da cooperação internacional, o desenvolvimento de atividades estratégicas de pesquisa e pós-graduação.
Com a conquista, a Ufersa fará parte da rede “Integra Brasil”, sob coordenação da USP, com a participação dos Programas de Pós-graduação em Administração, Computação e Engenharia Elétrica, nos eixos Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia da Informação.
A segunda proposta integra a Ufersa à rede “Cidades e comunidades sustentáveis e a multidimensionalidade dos impactos da transformação digital”, sob coordenação da Unisinos, com a participação dos programas de Pós-graduação em Direito e do Profnit.
O professor Victor Freire, titular da Assessoria de Relações Internacionais da Ufersa, explica que o grande diferencial está na criação de redes nacionais de universidades, por meio das quais a Ufersa passa a ser beneficiada com o compartilhamento de parcerias internacionais. “Além do desenvolvimento de pesquisas em cooperação dentro do Brasil e também com foco internacional, serão disponibilizados recursos para a mobilidade de estudantes, pesquisadores e professores visitantes”, detalha Freire.
Para o reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, a conquista inédita abre uma perspectiva promissora na pós-graduação. “Essa é uma conquista que revela a grandiosidade do trabalho desenvolvido pelos nossos pesquisadores, o que será ainda mais impulsionado com a inserção em grandes redes de instituições voltadas à cooperação internacional”
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com

