Em fevereiro, a receita do setor de serviços potiguar cresceu 7,1%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 11º mês consecutivo de alta, nessa comparação, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE.
Os dados analisados pela equipe técnica do Instituto Fecomércio RN mostram que o desempenho do setor de serviços no RN foi superior à média nacional (+4,2%) e o oitavo maior entre os estados brasileiros.
No Nordeste, o RN apresentou o quarto maior crescimento, superior aos estados de Alagoas (+6,3%), Maranhão (+6,0%), Pernambuco (+3,4%), Piauí (+2,7%) e Bahia (+2,1%).
Os números nacionais mostram que 13 dos 19 segmentos de serviços analisados pela PMS apresentaram desempenho positivo em fevereiro, a se destacar:
» Transporte aéreo: +29%;
» Tecnologia da Informação: +18%;
» Apoio a entidades empresariais: +5,3%;
» Saneamento: +4,8%;
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o crescimento das vendas de serviços no RN foi de +6,3%, mais que o dobro da média brasileira (+2,6%).
Entre os estados brasileiros, apresentou o terceiro melhor desempenho e, regionalmente, o segundo melhor do Nordeste, à frente de Ceará (+4,9%), Paraíba (+4,6%), Alagoas (+2,3%), Maranhão (+2,2%), Pernambuco (+1,8%), Bahia (+1,5%) e Piauí (+0,8%).
Apesar dos bons números, é importante notar que a recuperação de serviços prestados às famílias ainda é lenta, o que reflete impactos de fatores como inflação persistente e endividamento das famílias, que afetam o consumo de serviços presenciais e discricionários.
O turismo, por exemplo, apresentou crescimento mais modesto no RN nesse início de ano, tanto em fevereiro (+0,8%) como no acumulado do 1º bimestre (+2,4%).
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com