Maíra Bittencourt, Esdras Marchezan e Fabiano Morais na apresentação do projeto no Canal Futura - Foto: reprodução

Série audiovisual criada na Uern ganha destaque nacional

Uma iniciativa audiovisual criada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) figura em um material lançado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) como exemplo de boa prática na comunicação pública no Brasil.

A série Alô, Comunidade teve sua primeira temporada lançada em junho desse ano e, através de parcerias, está se espalhando pelo país através das tv’s universitárias, Canal Futura e a plataforma de streaming Globoplay.

O Alô, Comunidade foi criado como uma série para TV, com foco em ações extensionistas desenvolvidas pelas universidades e institutos federais em diálogo com comunidades, em diferentes regiões do país.

A iniciativa se originou na Uern, contou com a parceria inicial da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e depois se estabeleceu como uma extensa rede de colaboração entre instituições, tendo como fonte de inspiração o UniverCiência, programa com foco na popularização da ciência, criado em 2020, pela televisão educativa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a TV Uesb. A proposta então era desenvolver um programa similar ao UniverCiência, agora com foco na extensão.

A primeira temporada, com seis episódios, passou a ser exibida em junho de 2023 e a segunda temporada deve ser lançada em novembro. A rede cresceu com o êxito da primeira temporada e agora integra 50 diferentes instituições de ensino superior, entre federais, estaduais, municipais ou privadas, sob a coordenação compartilhada da Uern, UFS e Canal Futura.

Criador da série, o professor Esdras Marchezan, do curso de Comunicação Social e pró-reitor de Extensão da Uern, lembra que boa parte da audiência do Canal Futura é composta por educadores, e que o material produzido para o Alô, Comunidade é replicado em salas de aula, mas também em praças e outros espaços de educação não formal.

Acessos

Clique AQUI para assistir todos os episódios da série. Confira o material Comunicação Pública: Casos Excelentes, volume II, com o caso da Uern (página 91) e das outras instituições analisadas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp Image 2024-03-18 at 6.26.43 PM
728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.