politica 728x90

Sancionada lei que institui cotas étnico-raciais e argumento de inclusão regional na UERN

Novo sistema de cota já será implantado no próximo processo seletivo
Foto: Crédito não identificado
O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31) publica a sanção, pela governadora Fátima Bezerra (PT), da lei que institui as cotas étnico-raciais e o Argumento de Inclusão Regional na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Conforme a proposta, dentro dos 50% de vagas que já são destinadas para cotistas sociais, seja definido o percentual de cotistas de pretos, pardos e indígenas, com base no índice populacional informado pelo IBGE. A lei preserva também a cota para pessoa com deficiência (5%).
Já o Argumento de Inclusão Regional consiste em um percentual a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato no respectivo certame. Fará jus ao Argumento de Inclusão Regional o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN.
Com a sanção da lei, o novo sistema de cotas já será implantado nos próximos processos seletivos da universidade.
Proposta aprovada
A proposta da lei foi elaborada pela Administração Central da universidade, e encaminhada ao deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que a apresentou na Assembleia Legislativa, onde foi aprovada por unanimidade. De lá seguiu para sanção da governadora.
A implementação de políticas de maior acesso à universidade e garantia de permanência dos alunos faz parte dos compromissos assumidos pela gestão atual da universidade, que tem à frente os professores Pedro Fernandes (reitor) e Fátima Raquel (vice-reitora).
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

[feed_them_social cpt_id=37056]